Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Borja repete recorde de Pelé na Libertadores

Jogador marcou quatro gols contra o São Paulo na semifinal

Com os quatro gols marcados na semifinal, o atacante colombiano Borja, do Atlético Nacional conseguiu uma marca história na história da Libertadores. Ele se tornou o único jogador, desde Pelé, que marcou quatro gols em uma semifinal do torneio com este formato.

Antes dele, apenas Pelé havia conseguido. E, naquela época, a semifinal poderia acontecer em três jogos. Mas Pelé conseguiu isso em apenas duas partidas. A semifinal da competição de 1963, no segundo título do Santos, Pelé marcou quatro gols em dois jogos. 

No primeiro jogo, com mando do Botafogo, Pelé fez três gols na vitória do Peixe por 4 x 0. Todos os gols foram na primeira etapa e o terceiro foi de pênalti. Já no jogo da volta, com mando do Santos, o empate em 1 x 1 evitou o terceiro jogo. E o gol de Pelé foi aos 45 da segunda etapa, empatando o jogo.

Neste formato de mata-mata, ninguém havia igualado Pelé, até Borja, que em 2016, fez quatro gols contra o São Paulo. Ele marcou os dois gols na vitória de 2 x 0 no jogo da ida, no Morumbi, e os dois do jogo da volta, na vitória de 2 x 1 do Atlético Nacional, sendo o segundo, de pênalti.

Na história da Copa Libertadores, apenas um jogador conseguiu atingir a marca, mas com outro formato. Na Libertadores de 1967, as semifinal foi no formato de grupos. 

Na ocasião, em seis jogos, Norberto Raffo marcou seis gols pelo Racing. J. J. Rodríguez, também do Racing, também marcou quatro gols.