Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Baixe o pôster de Portugal, campeão da Eurocopa de 2016

Corrigindo a zebra de 2004, com uma nova zebra

O time tinha favoritismo em 2004, contra a Grécia, na final em Lisboa, e acabou ficando com o vice. Em 2016, na final em Saint-Denis, contra a França, era zebra e acabou conquistando a taça.

E Portugal chegou aos trancos e barrancos na final, com muitos empates, muitas prorrogações e até pênaltis.

Na primeira fase o time era cabeça-de-chave de um grupo relativamente fácil, o F. Na estreia, empate em 1 x1 com a Islândia, com gol de Nani. Contra a Áustria, na segunda rodada, empate por 0 x 0. Restava a Hungria, que tinha quatro pontos, na última rodada. E os húngaros fizeram 1 x 0. Nani empatou. Dzsudzsák fez 2 x 1 Hungria. Cristiano Ronaldo empatou.  Dzsudzsák fez 3 x 2 Hungria. CR7, novamente, empatou e classificou Portugal como o terceiro melhor terceiro colocado, de quatro que se classificavam. 

Nas oitavas, contra a forte Croácia, que pressionou o jogo todo, Ricardo Quaresma, a três minutos da prorrogação, fez 1 x 0 para os lusos, evitando os pênaltis. Nas quartas, contra a Polônia, Lewandowski fez 1 x 0 cedo, mas Renato Sanches empatou ainda na primeira etapa. Nos pênaltis, os lusos converteram os cinco e os poloneses perderam o quarto.

Na semifinal, contra o País de Gales, Cristiano Ronaldo e Nani fizeram os gols que levaram os lusos à final. Na decisão, contra a França, no Stade de France, com mais de 75 mil torcedores e Cristiano Ronaldo lesionado cedo, Portugal venceu com um gol do surpreendente Éder, o Ederzito, aos quatro do segundo tempo da prorrogação.

Cristiano Ronaldo foi eleito o segundo melhor jogador do torneio e Renato Sanches o melhor jovem do torneio. Na seleção do torneio, quatro portugueses foram eleitos: Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro e Cristiano Ronaldo.

CR7 e Nani, com três gols cada, foram os artilheiros portugueses no torneio. Em todos os jogos, Portugal teve o homem do jogo. Foram eles: Nani, João Moutinho, Cristiano Ronaldo, Renato Sanches, Renato Sanches, Cristiano Ronaldo e Pepe.

Baixe o pôster