Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atlético Nacional alcança feito que não acontecia há 39 anos

Clube colombiano encerrou a fase de grupos sem sofrer gols

Melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores, com 16 pontos, o Atlético Nacional ainda repetiu um marca que nenhum clube conseguiu em 39 anos de torneio.

Após empatar em 0 x 0 com o Huracán nesta semana, o clube terminou a fase de grupos sem sofrer um gol sequer. Essa é a primeira vez que isso acontece no torneio desde 1977.

Naquele ano, o Boca Juniors, que seria campeão, conseguiu a marca. No grupo, com River Plate, Peñarol-URU e Defensor-URU, o Boca passou os seis jogos sem sofrer um gol sequer. Foram cinco gols marcados, quatro vitórias e dois empates. Os dois empates, contra Defensor e River como visitante, foram por 0 x 0. A maior vitória foi um 2 x 0 contra o Defensor, em casa.

O Boca seria campeão naquele ano sofrendo apenas três gols. Dois gols foram sofridos na fase semifinal e um na decisão, contra o Cruzeiro. 

No grupo 4 deste ano, contra Huracán-ARG, Sporting Cristal-PER e Peñarol-URU, o time colombiano marcou 12 gols e não sofreu nenhum, classificando-se como o melhor primeiro e com rival nas oitavas já definido. Será o Huracán, pior segundo, clube com quem o Nacional enfrentou duas vezes na fase de grupos.

Veja a tabela e classificação da Copa Libertadores