Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atlético-MG e Grêmio se enfrentam pela 1ª vez na Copa do Brasil

Jogo acontece justamente na final desta edição

A final da Copa do Brasil será entre Atlético-MG e Grêmio. E esse será um jogo inédito na história do torneio. Desde 1989, os times nunca se enfrentaram. O jogo acontece pela primeira vez em uma final.

Contudo, em mata-mata, os times se pegaram duas vezes nas Taças Brasil de 1959 e 1963. Nas duas, o Grêmio venceu.

Em 1959, na primeira edição da Taça Brasil, os times se enfrentam nas quartas de final. No jogo de ida, o Grêmio venceu em Belo Horizonte por 4 x 1, com dois gols de Gessy. Na partida de volta, em Porto Alegre, o Grêmio venceu por 1 x 0, com gol de Gessy no fim da partida.

Já em 1963, os times voltaram a se enfrentar nas quartas de final do torneio. Na jogo de ida, em Belo Horizonte, Galo e Grêmio ficaram no 1 x 1. A vaga, novamente, foi decidida em Porto Alegre, com vitória gremista por 2 x 1.

Na história de competições oficiais entre as equipes, sem jogos internacionais, foram 21 vitórias para o Grêmio, 19 para o Atlético-MG e 18 empates em 58 jogos. Nesses jogos, o Galo marcou 58 gols e o Tricolor 69. As maiores goleadas do confronto são em favor do Grêmio. No dia 8 de setembro de 1996, em casa, o Grêmio fez 5 x 0 no Atlético-MG, em casa. Naquele ano, o Tricolor seria campeão.

Já em 2008, o Grêmio fez 4 x 0 contra o Atlético-MG, em Minas, no dia 9 de agosto daquele ano, também no Brasileiro. Naquele ano, o Tricolor foi vice-campeão nacional.