Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Artilheira do futebol feminino, Wambach anuncia aposentadoria

Com 184 gols, ninguém fez mais gols em partidas por seleção

A maior artilheira do futebol feminino, a norte-americana Abby Wambach, anunciou hoje que vai se aposentar no fim do ano. Aos 35 anos, Wambach é a jogadora com mais gols em partidas internacionais, ou seja, entre seleções: foram 184 tentos em 252 partidas para a atacante que, durante os 15 anos de carreira, conquistou duas medalhas de ouro olímpicas e uma Copa do Mundo, neste ano, contra o Japão. 

“Após muita deliberação e conversas com amigos e amigas, família, companheiras e a comissão técnica, eu decidi colocar um fim na minha carreira no futebol. Embora ainda tenhamos muito trabalho a fazer pelo futebol feminino, após trazer o título da Copa do Mundo de volta aos Estados Unidos eu estou me sentindo muito otimista em relação ao futuro do nosso esporte. Tem sido uma jornada maravilhosa e eu mal posso esperar para ver qual o próximo capítulo que a vida me reserva”, declarou Wambach, que foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2012.

Dos 184 gols marcados pela seleção dos Estados Unidos, 14 foram em Copas do Mundo, a segunda maior artilheira da competição, atrás apenas da brasileira Marta. Foi de Abby Wambach, no entanto, o gol que eliminou o Brasil nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2011, já nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação. “A Abby é uma jogadora que transcendeu nosso esporte e o seu legado como uma das maiores jogadoras do mundo está eternizado”, disse a treinadora da seleção americana Jill Ellis. “O que ela fez pelo futebol feminino e pelo esporte feminino em geral com seu espetacular talento em campo e sua personalidade fora dele foi inspirador. Eu estou muito feliz que ela pôde encerar a carreira com com o título mundial e se despedir no topo, onde ela merece estar”.