Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Agora ou nunca: com Neymar, enfim, em forma, PSG encara ‘zebra’ italiana

Lesionado em 2018 e 2019, craque brasileiro fará seu primeiro jogo decisivo pelo clube francês na Champions, diante da sensação Atalanta, em Lisboa

Por Danilo Monteiro Atualizado em 12 ago 2020, 12h00 - Publicado em 12 ago 2020, 09h04

Neymar terá nesta quarta-feira, 12, sua tão esperada chance na Liga dos Campeões após duas temporadas assistindo sem ação a duras e precoces eliminações do Paris Saint-Germain. O craque brasileiro estará em campo diante da surpreendente Atalanta, da Itália, em seu primeiro jogo decisivo no mata-mata da Champions com o clube francês. Nas derrotas nas oitavas de final de 2018 e 2019, contra Real Madrid e Manchester United, respectivamente, ele ficou de fora por lesão.

O duelo entre um dos favoritos e a sensação do torneio acontece às 16h (de Brasília) no Estádio da Luz, em Lisboa, e será transmitida pelo canal a cabo TNT, no Facebook do Esporte Interativo e no aplicativo EI Plus. Cumprindo o protocolo de segurança do coronavírus, a capital portuguesa será a “bolha” da Champions League e receberá todos os jogos finais da competição, que ganhou um formato semelhante ao da Copa do Mundo, com decisões em jogo único.

Grande estrela da partida, Neymar não vivia uma temporada tão brilhante e saudável desde 2015, quando foi destaque do Barcelona, ao lado de Lionel Messi, na conquista do título europeu. O atacante de 28 anos marcou 19 gols e distribuiu 10 assistências em 24 jogos na temporada, além de levantar a taça de campeão do Campeonato Francês, da Copa da França e da Copa da Liga Francesa.

O único título que falta para Neymar e o Paris Saint-Germain na temporada é o da Champions League. Se o sorteio das quartas de final ajudou ambos, pois colocou os maiores campeões da competição no outro lado da chave, a missão não será tão fácil, principalmente porque, apesar de finalmente contar com Neymar saudável, o time francês terá o desfalque de sua outra estrela, o atacante francês Kylian Mbappé, além do meia Marco Verratti.

  • Argentino Papu Gómez é o destaque da estreante Atalanta
    Papu Gomez, estrela do time de Bérgamo Marco Luzzani/Getty Images

    Estreante na Champions, a equipe italiana pode ser considerada uma zebra a essa altura da competição, mas tem provado seu valor durante a temporada com atuações brilhantes e um time extremamente ofensivo. Sob comando do técnico Gian Pero Gasperini, a Atalanta marcou 98 gols no Italiano – 18 a mais que a Inter, que tem o segundo melhor ataque – e terminou a competição no terceiro lugar, a apenas cinco pontos da campeã Juventus.

    O meia argentino Papu Gómez é a principal esperança da torcida de Bérgamo, pequena cidade ao norte da Itália, uma das mais atingidas pela Covid-19 no início da pandemia na Europa. O time, porém, não terá seu principal artilheiro Josip Ilicic, que não viajou a Portugal alegando problemas familiares. Desde o fim da pandemia, o jogador decidiu permanecer na Eslovênia, e o clube não deu maiores detalhes, em respeito à situação.

    A imprevisibilidade da Atalanta, somada aos desfalques do favorito Paris Saint-Gemain dão um toque especial para a partida desta quarta, que será em jogo único. Se para Atalanta o que vier é lucro, para o PSG a vitória é obrigação e para Neymar, jogador mais caro de todos os tempos (custou 222 milhões de euros em 2017) a responsabilidade de levar o milionário clube francês à semifinal é enorme. O jornal francês L’Equipe revelou nesta semana que a manutenção do cargo do técnico Thomas Tuchel está em jogo.

    ASSINE VEJA

    A nova Guerra Fria Na edição desta semana: como a disputa entre Estados Unidos e China pode ser vantajosa para o Brasil. E mais: ‘Estou vivendo o inferno’, diz Marcelo Odebrecht
    Clique e Assine

    A competição ganha ainda mais importância para o camisa 10 da seleção brasileira em um dos anos mais abertos na corrida pelo prêmio de melhor jogador do mundo. No momento, nomes como Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e Kevin de Bruyne, do Manchester City, além de Lionel Messi, do Barcelona, aparecem mais cotados, mas uma eventual conquista da Champions poderia alterar o cenário.

    O chaveamento prova que para Neymar e PSG é agora ou nunca. Nas redes sociais, os fãs iniciaram uma campanha de apoio a Neymar, incluindo imagens do craque em suas fotos de perfil, e pedindo que o jogador reedite o cabelo moicano e a filosofia “ousadia e alegria” dos tempos de Santos. O jogador de 28 anos entrou na onda e disse que “a caixinha de som já está carregando”.

    Prováveis escalações:

    Atalanta: Sportiello; Palomino, Toloi, Djimsiti; Hateboer, de Roon, Freuler, Gosens; Papu Gómez, Malinovskyi; Zapata Técnico: Gian Piero Gasperini

    PSG: Navas; Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe, Bernat; Ander Herrera, Marquinhos, Gueye; Sarabia, Icardi, Neymar. Técnico: Thomas Tuchel

    Os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões:

    12/8
    PSG x Atalanta

    13/08
    RB Leipzig x Atlético de Madri

    14/08
    Barcelona x Bayern de Munique

    15/08
    Manchester City x Lyon

    Assista outros campeonatos na DAZN! O primeiro mês é grátis.

    Continua após a publicidade
    Publicidade