Clique e assine com 88% de desconto

A FIFA reconheceu Jerkovic da Iugoslávia artilheiro da Copa de 1962 com 5 gols?

Fifa não modificou a artilharia da Copa de 1962

Por Redação PLACAR - Atualizado em 20 fev 2017, 10h59 - Publicado em 6 jan 2017, 12h58

A pergunta é do leitor Silvio Bassani ao site da PLACAR. “Olá! Me tirem uma dúvida.  A FIFA reconheceu Jerkovic da Iuguslávia artilheiro da Copa de 62 com 5 gols?  Porque em alguns sites dizem que houve correção da súmula  em 1990, do jogo Iuguslávia 5×0 Colômbia de 1962 e foi atribuído mais um gol a ele. Mas no site da FIFA eu vi que isso não foi mudado”.

Na verdade, nada foi mudado, Silvio. Um estudo foi feito em cima de um vídeo e ficou estabelecido que um dos gols iugoslavos contra a Colômbia foi de Jerkovic, não de Galic, como haviam definido.

PLACAR, inclusive, no Guia da Copa do Mundo de 2010 colocou o iugoslavo-croata como artilheiro do torneio, com cinco gols, após a descoberta. Mas, na realidade, a Fifa nunca modificou a súmula do jogo. Talvez para não prejudicar os outros artilheiros, talvez por não confiar no levantamento feito. A realidade é que a entidade manteve os artilheiros daquele ano com quatro gols e, oficialmente, segue desse jeito.

Por isso, por mais que tal estudo tenha comprovado que Jerkovic fez cinco gols na Copa de 1962, para a história, de forma oficial pela entidade máxima do esporte, fica que os artilheiros daquele ano marcaram quatro gols. E foram cinco, além de Jerkovic: Vavá e Garrincha (Brasil), Sánchez (Chile), Albert (Hungria) e Iwanow  União Soviética.

Publicidade

A única mudança feita pela Fifa em lista de artilheiros da Copa do Mundo foi no torneio de 1938, em que Leônidas da Silva perdeu um de seus gols. Inicialmente ele teria nove, mas ficou com oito em estatística corrigida em 2006. 

Publicidade