Dia do Cliente VEJA: 4 revistas impressas a partir de R$ 32,90/mês. Assine agora!

Daniella Marques: “O Brasil caminha para um abismo econômico”

Uma das responsáveis pelo programa de Flávio Bolsonaro promete controle de gastos, critica o governo Lula e diz que o petista não respeita as mulheres

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jul 2026, 06h00 | Atualizado em 10 jul 2026, 13h25
Daniella Marques: “O Brasil caminha para um abismo econômico” Priorizar nos meus resultados Google

Ex-assessora especial do Ministério da Economia no governo de Jair Bolsonaro, a administradora Daniella Marques foi, durante quatro anos, uma espécie de alter ego do então ministro Paulo Guedes — o braço direito, a confidente, a auxiliar que cumpria missões políticas sensíveis e tarefas institucionais delicadas. Em 2023, depois da derrota do capitão, ela retomou a bem-sucedida carreira no mercado financeiro, onde permaneceu até recentemente, quando passou a acompanhar o senador Flávio Bolsonaro em eventos com empresários e banqueiros. Não tardaram as especulações. Futura ministra da Fazenda? Ela garante que esse assunto nunca foi tratado com o candidato do PL. O máximo que ambos admitem é que ela está participando da elaboração da pauta econômica do plano de governo. Ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Dani, como ela prefere ser chamada, tem 46 anos, filiou-se recentemente ao Republicanos e passou a ser cotada até para ocupar a vaga de vice na chapa presidencial do PL, colaborando para melhorar a performance de Flávio entre o eleitorado feminino. Cautelosa, ela diz apenas que pretende ajudar o Brasil a sair do abismo econômico produzido pelo PT.

O senador Flávio Bolsonaro já convidou ou cogitou a hipótese de a senhora ser candidata a vice-presidente na chapa do PL? Não. Eu liguei para ele e me alistei voluntariamente ao seu projeto. O Brasil caminha para um abismo econômico. O atual governo está descontroladamente endividado, quebrando as empresas e superendividando as famílias. Eu disse para o senador que estava pronta para contribuir se ele precisasse.

A senhora é candidata a ministra da Fazenda? Nunca falamos sobre cargos. Estamos preocupados em ser bem-sucedidos com o projeto dele, que tem princípios e valores em que acredito. O governo Bolsonaro foi marcado por uma equipe altamente técnica nos ministérios. O projeto do Flávio tem, para mim, uma exequibilidade política gigantesca, e o Brasil tem uma chance única de tirar o PT do poder. O Lula prometeu picanha e entregou churrasquinho de gato, já gastou quase uma pandemia na tentativa de se reeleger, e o custo disso vai ser muito alto para a população brasileira.

“Vivo num país onde o presidente da República fala que mulher tem grelo duro e autoriza espancar mulher em dia de jogo do Corinthians. Isso, sim, é radicalismo e desrespeito total conosco”

De que forma está sendo sua contribuição à campanha? Estou coordenando a pauta econômica do plano de governo e a integração das ideias. Além de ouvir o setor produtivo, a pauta mais relevante para mim é a mobilidade social e a autonomia financeira feminina. Fundei o grupo Pra Elas, focado nisso, porque vejo nesse tema a capacidade de as pessoas terem dignidade. Estou muito envolvida com soluções concretas para problemas reais, especialmente na agenda focada nas mulheres. Dados mostram que vivemos uma pandemia de violência contra a mulher. A independência financeira é a porta de entrada para a liberdade e impede relações abusivas.

Continua após a publicidade

Esse foco nas mulheres tem algo a ver com a alta rejeição do candidato do PL junto ao eleitorado feminino? É curioso. Ficam falando da rejeição ao Flávio, que ele seria de extrema direita, que seria o bolsonarismo radical etc. Vivo num país onde o presidente da República fala que mulher tem grelo duro e autoriza espancar mulher em dia de jogo do Corinthians. Isso, sim, é radicalismo e desrespeito total conosco. Sob o governo Lula, o país registrou o ano mais letal contra as mulheres desde 2015. É esse o governo que as mulheres deveriam estar rejeitando. Vamos apresentar soluções concretas para problemas reais das mulheres e sair desse discurso hipócrita.

Como repercutiram internamente as críticas da ex-primeira-dama ao enteado, inclusive dizendo ter sido “maltratada” por ele? Isso já é página virada. Ele soltou uma nota pública no dia seguinte ao vídeo. Nosso foco tem sido ouvir as lideranças femininas e colher sugestões de políticas de quem está na ponta, que podem ser replicadas em escala nacional no plano de governo. Sou mãe, sou esposa. Segurança pública é a grande questão. O país está ficando um lugar difícil de viver, principalmente para mulheres e crianças. Vamos propor medidas de proteção muito contundentes em relação a acabar com a impunidade de bandidos, colocar tornozeleira eletrônica com monitoramento nos agressores, tolerância zero ao feminicídio, castração de estupradores… A ideia é integrar segurança, saúde e educação. Haverá um eixo de autonomia financeira, para mulheres se capacitarem e garantirem sua dignidade e a de suas famílias. É isso que liberta.

Qual é sua leitura do atual cenário macroeconômico, particularmente sob a ótica da inflação? Quem não cuida das contas não cuida das pessoas. Você tem um descontrole absoluto de gastos, e as expectativas de inflação desancoradas. O governo faz um discurso hipócrita de que controle fiscal é uma política de “mercado”. Não existe política mais social que essa, porque é justamente sobre a camada mais pobre da população que juros e inflação geram o maior impacto. O Banco Central está sozinho no combate à inflação.

Continua após a publicidade

O que o plano de governo de Flávio Bolsonaro prevê para enfrentar essa situação? Se eleito, ele já fez um compromisso de usar todo o seu capital político para aprovar uma emenda no Congresso que vai retomar a confiança do mercado. Esse projeto envolve mecanismos de controle da trajetória da dívida, uma ação forte em relação aos ativos da União, o reordenamento das despesas e um enxugamento da estrutura ministerial.

Que pontos devem ser atacados como prioridade, segundo esse programa? Entre penduricalhos, privilégios, ativos obsoletos, há estimativas que vão de 300 bilhões a 1 trilhão de reais. Hoje, a União tem 44 estatais sob controle direto. Fala-se muito da importância da Petrobras e do Banco do Brasil, mas tem outras quarenta que consomem algo em torno de 30 bilhões de reais por ano em subvenção. A gente ainda tem estatal de chip do boi, do trem-bala que nunca existiu, uma criada para administrar royalties de petróleo… É um grande cabide de empregos. A União também possui créditos e imóveis com valor contábil acima de 1 trilhão de reais. Somando tudo, estamos falando de mais de 3 trilhões de reais. Resumindo: temos um Estado obeso, com muitos ativos empilhados, uma altíssima carga tributária e um endividamento que cresce como uma bola de neve. É preciso sair dessa armadilha.

É possível pensar em redução de impostos diante dessa situação fiscal, conforme vem dizendo em entrevistas o senador Flávio Bolsonaro? O objetivo final, sem dúvida, é esse. Vamos atrás dele por três eixos conceituais. O primeiro são reformas de Estado e essa agenda macroeconômica. O segundo são reformas microeconômicas que promovam a competitividade, a produtividade e a segurança jurídica. A vida do empresário está muito desafiadora e o Brasil não é um país atrativo. O terceiro, quero reforçar, é a mobilidade social. A gente está num país desigual, com uma veia empreendedora muito forte. As pessoas querem abrir o seu negócio. Cabe ao Estado ser o motor da rampa econômica dessas pessoas e construir uma jornada mais fácil, menos burocrática e com mais acesso a crédito para esse cidadão.

Continua após a publicidade

“Lula prometeu picanha e entregou churrasquinho de gato, já gastou quase uma pandemia na tentativa de se reeleger, e o custo disso vai ser muito alto para a população”

Como o setor financeiro tem visto a candidatura de Flávio Bolsonaro? Percebo que há uma predileção por ele. Está se formando um consenso de que a gente precisa tirar o Brasil das mãos do PT. São quase vinte anos de descontrole. Mais quatro anos desse governo custarão muito caro para o futuro do país. A maior chance de mudança é pelo Flávio Bolsonaro, seja nas pesquisas ou seja pela própria capacidade de execução de projetos que levaram nações do mundo à prosperidade. Existe uma política econômica que dá certo e, hoje, é o Flávio Bolsonaro que a defende.

Paulo Guedes deixou o Ministério da Economia sob críticas que incluem o aumento de gastos visando à reeleição de Jair Bolsonaro. Como a senhora vê esse tipo de crítica? Foi um privilégio para o Brasil ter alguém com a sabedoria do Guedes no momento mais desafiador da sua história. Entregamos a relação dívida/PIB com 71,67%, que é 3,6% menor do que a recebemos. Esse governo está entregando acima de 80%.

Continua após a publicidade

Como ex-assessora do Ministério da Economia, a senhora viveu a realidade que muitas vezes separa o correto a fazer do politicamente possível. Quais lições tirou desse período? Foi um grande aprendizado. Obviamente as coisas, na prática, partem de um convencimento coletivo da sociedade representada no Congresso. O Flávio tem uma reconhecida capacidade de diálogo para que a gente vá além do discurso e tenha a velocidade de execução política. Cabe a nós convencer a população de que o nosso projeto vai recuperar o poder de compra, a decência e a capacidade de construir um futuro melhor para as famílias.

Quais são as semelhanças e diferenças entre Jair e Flávio Bolsonaro? Eles se parecem muito nos princípios e valores, no projeto em que acreditam para a nação — Deus, pátria, família, liberdade e prosperidade. As personalidades são diferentes, mas ambos, muito fáceis de conviver. Quando eu falava do tempo em que trabalhei com o presidente Bolsonaro, sempre diziam: “A parte mais difícil devia ser conviver com ele, né?”. Essa era a parte mais fácil, porque ele, por trás das câmeras, era um cara brincalhão, leve, simples e genuíno na vontade de ajudar o Brasil. Flávio é combativo como o pai, mas com um estilo diferente, mais conciliador. Ele tem uma humildade em ouvir e está imbuído de uma missão, delegada pelo pai, de deixar um legado.

Lula tem a mudança da escala de trabalho como uma de suas principais promessas de olho na eleição. Por que a campanha de Flávio é contra? Obviamente, todos nós gostaríamos de trabalhar menos se pudéssemos, mas cada um tem que ter o direito de definir sua realidade e aonde quer chegar. O fim da escala 6×1 é uma ilusão, uma agenda oportunista, em ano de eleição, que vai ter um resultado concreto pouco relevante. Se a empresa e o trabalhador puderem construir sua forma de se relacionar no trabalho, as possibilidades se tornam mais amplas e cada um vai ter direito de fazer as suas escolhas.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 10 de julho de 2026, edição nº 3003

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Banner promocional com fundo verde-escuro. À esquerda, texto em amarelo e branco: O MÊS É DO CLIENTE. A vantagem de ler as maiores marcas do país é sua. À direita, uma mão segura um smartphone exibindo um portal de notícias com banner e produtos. Ao lado, um ícone de árvore verde-claraMão segurando um smartphone com tela exibindo um aplicativo de notícias e produtos. À esquerda, texto O MÊS É DO CLIENTE. A vantagem de ler as maiores marcas do país é sua. Fundo verde escuro com ícone de árvore à direita
ECONOMIZE ATÉ 76% OFF

Digital Essencial

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
OFERTA MÊS DO CLIENTE

Revista em Casa + Digital Premium

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Premium (cada revista sai por menos de R$ 10,00)
De: R$ 59,99/mês
A partir de R$ 32,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês. Após esse período a renovação será de 118,80/ano (proporcional a R$ 9,90/mês).