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Notícias sobre Ensino Médio

O que as evidências nos ensinam sobre os impactos decorrentes da suspensão prolongada das aulas em razão da pandemia de covid-19.
O imbróglio do ENEM

O imbróglio do ENEM

Educação em evidência Por
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Há uma mobilização nacional para adiar a data de realização do ENEM. Mas com o adiamento aumentam as chances de aprovação dos alunos de escolas públicas?
Enem 2020: estudantes relatam dificuldades na inscrição

Enem 2020: estudantes relatam dificuldades na inscrição

Por Maria Clara Vieira Atualizado em 14 Maio 2020, 18h46 - Publicado em 14 Maio 2020, 18h01
PDT pede ao STF o adiamento dos prazos do Enem 2020

PDT pede ao STF o adiamento dos prazos do Enem 2020

Por Maria Clara Vieira Atualizado em 2 abr 2020, 10h12 - Publicado em 1 abr 2020, 21h10
O livro "A falácia socioconstrutivista” é um convite à reflexão e à reconsideração dos pressupostos que orientam o discurso e a prática pedagógica.
Fundeb e ensino médio são desafios urgentes da educação, diz ONG

Fundeb e ensino médio são desafios urgentes da educação, diz ONG

Por Maria Clara Vieira Atualizado em 9 mar 2020, 12h55 - Publicado em 9 mar 2020, 12h01
Entre o velho e o novo Fundeb, teremos o Fundeb possível, que reflete o desequilíbrio das forças que atuam sobre os membros do Congresso Nacional
Pouco interessa quem será o novo ministro da Educação, se e quando haverá troca. Mais importante é definir os rumos dessa área tão estratégica para o país.
Fim do Enem?

Fim do Enem?

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Se o fim do Enem é selecionar os melhores, ele precisa mudar, para que os melhores possam ser bons em tudo e excelentes em alguma coisa.
A jovem estudante gaúcha que dará seu nome a um asteroide

A jovem estudante gaúcha que dará seu nome a um asteroide

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jan 2020, 07h00 - Publicado em 3 jan 2020, 06h00
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Em 2020, teremos eleições municipais, e a esperança se concentrará nos candidatos a prefeito que efetivamente se dispuserem a transformar a educação.
Currículos simples e com foco, implementados por professores instrumentalizados de forma adequada: caminhos com pouca chance de erro para a nossa educação.
O grande salto da educação em Portugal se deu na gestão de Nuno Crato, com a simplificação do currículo e foco no ensino das disciplinas básicas.
O que podemos aprender com o sucesso dos países da OCDE no PISA? Há duas grandes lições: onde queremos chegar e o que fazer para chegar lá?
Para melhorar a educação no Brasil, precisamos parar de falar em “mais” e começar a falar em "melhor". Inclusive melhor uso do tempo em sala de aula.
Menos de 50% dos alunos das nossas escolas públicas adquirem os conteúdos do ensino fundamental. E nossas elites educacionais também não estão nada bem.
Todos os países da OCDE – apesar do grande número de alunos matriculados em cursos médios técnicos – apresentam desempenho bem superior ao do Brasil.  
A diferença de notas entre as regiões é relativamente alta no PISA: Norte e Nordeste encontram-se cerca de 40 pontos abaixo da média dos outros estados.
Como o Brasil se sai na comparação com os países-membros da OCDE e também com os países não-membros? E os resultados das escolas privadas?
Os dados mostram que os 10% melhores alunos do Brasil no PISA têm um desempenho equivalente ao de um aluno médio dos países da OCDE.
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