O que as evidências nos ensinam sobre os impactos decorrentes da suspensão prolongada das aulas em razão da pandemia de covid-19.
Há uma mobilização nacional para adiar a data de realização do ENEM. Mas com o adiamento aumentam as chances de aprovação dos alunos de escolas públicas?
O livro "A falácia socioconstrutivista” é um convite à reflexão e à reconsideração dos pressupostos que orientam o discurso e a prática pedagógica.
Entre o velho e o novo Fundeb, teremos o Fundeb possível, que reflete o desequilíbrio das forças que atuam sobre os membros do Congresso Nacional
Pouco interessa quem será o novo ministro da Educação, se e quando haverá troca. Mais importante é definir os rumos dessa área tão estratégica para o país.
Se o fim do Enem é selecionar os melhores, ele precisa mudar, para que os melhores possam ser bons em tudo e excelentes em alguma coisa.
Em 2020, teremos eleições municipais, e a esperança se concentrará nos candidatos a prefeito que efetivamente se dispuserem a transformar a educação.
Currículos simples e com foco, implementados por professores instrumentalizados de forma adequada: caminhos com pouca chance de erro para a nossa educação.
O grande salto da educação em Portugal se deu na gestão de Nuno Crato, com a simplificação do currículo e foco no ensino das disciplinas básicas.
O que podemos aprender com o sucesso dos países da OCDE no PISA? Há duas grandes lições: onde queremos chegar e o que fazer para chegar lá?
Para melhorar a educação no Brasil, precisamos parar de falar em “mais” e começar a falar em "melhor". Inclusive melhor uso do tempo em sala de aula.
Menos de 50% dos alunos das nossas escolas públicas adquirem os conteúdos do ensino fundamental. E nossas elites educacionais também não estão nada bem.
Todos os países da OCDE – apesar do grande número de alunos matriculados em cursos médios técnicos – apresentam desempenho bem superior ao do Brasil.
A diferença de notas entre as regiões é relativamente alta no PISA: Norte e Nordeste encontram-se cerca de 40 pontos abaixo da média dos outros estados.
Como o Brasil se sai na comparação com os países-membros da OCDE e também com os países não-membros? E os resultados das escolas privadas?
Os dados mostram que os 10% melhores alunos do Brasil no PISA têm um desempenho equivalente ao de um aluno médio dos países da OCDE.