Marissa Mayer: ‘Yahoo é a 2ª marca mais amada no mundo’
Em evento realizado durante a maior feira de tecnologia do planeta, CEO diz que objetivo da empresa é 'tornar os hábitos diários mais inspiradores e divertidos'
A CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, apresentou durante a CES, feira de tendências tecnológicas que acontece até sexta-feira, em Las Vegas, algumas novidades da companhia, lançadas oficialmente nesta terça-feira. A executiva aproveitou o evento, transmitido via streaming, para reforçar sua estratégia de negócio focada no mercado móvel e afirmou que a marca, que desde julho de 2012 está sob seu comando, é a segunda mais amada do mundo, atrás apenas da Disney.
Leia também:
Segundo Marissa, a decisão de focar seus esforços no desenvolvimento de soluções para smartphones e tablets não ocorre à toa. Atualmente, o número de usuários dos serviços Yahoo! nas plataformas móveis é de mais de 400 milhões por mês. É exatamente essa preferência que convenceu a executiva a apostar suas fichas no setor. “Nossa meta é tornar os hábitos diários mais inspiradores e divertidos”, disse durante a apresentação.
Foi com base no comportamento dos usuários que o Yahoo! priorizou seus lançamentos. De acordo com os dados divulgados no evento, 60% das pessoas usam seus smartphones e tablets para acessar informações meteorológicas, 52% para realizar buscas, 51% para consultar o e-mail, 46% para compartilhar fotos, 32% para assistir vídeos, 24% para consumir conteúdo relacionado a esportes, 22% para consultar dados financeiros e 20% para ler notícias. Esses foram os segmentos que ganharam atenção especial no último ano.
Conteúdo será uma palavra constante no vocabulário da ex-funcionária do Google. E para oferecer o melhor do jornalismo na internet, ela contratou para a sua equipe nomes de peso. Katie Couric, a “Fátima Bernardes dos Estados Unidos”, foi a mais recente aquisição da empresa. “É com muito orgulho que chamo a Katie ao palco”, disse Marissa em sua apresentação. A jornalista tem mais de duas décadas de experiência e já passou por emissoras como NBC, CBS e ABC.
A âncora será responsável pela expansão da cobertura jornalística do portal e explicou durante o evento porque está otimista com a internet. “O Yahoo! está comprometido com a qualidade do jornalismo e por isso estou animada em fazer parte desse time comandado pela Marissa”, disse ao público presente em Las Vegas.
Novidades – Ao voltar ao palco, Marissa apresentou um novo produto baseado no conceito TL;DR (Too Long, Didn’t Read ou textos muito longos não são lidos por ninguém, em português) chamado Yahoo News Digest. O aplicativo filtra as notícias mais importantes do dia, em dois turnos (manhã e noite), e as exibe na forma de uma lista com apenas um pequeno resumo. Caso o usuário queira se aprofundar no assunto, o app oferece um texto completo produzido a partir do que foi publicado nos veículos de maior credibilidade, infográficos, glossários, informações da Wikipédia etc.
Outra novidade está no Yahoo! Digital Magazine, uma seção do portal dedicada a assuntos identificados como de maior interesse do público. Além do Food, que reúne conteúdo sobre gastronomia, Marissa anunciou também o Yahoo! Tech. David Pogue, ex-colunista do New York Times, é quem comanda a editoria, que segundo ele será desenhada para atender um público que não é especialista em tecnologia.
A área de vídeos também passou por uma reformulação e ganhou um aplicativo nas smart TVs. Além de oferecer conteúdos próprios, o Yahoo! fechou parcerias de peso, como a assinada com o Saturday Night Live. “Esse é o primeiro de muitos acordos que estão a caminho”, disse Marisa.
David Karp, fundador do Tumblr, comprado recentemente pelo Yahoo!, também subiu ao palco para anunciar novidades em sua plataforma. A partir de agora, o serviço passa a oferecer o recurso de posts patrocinados, uma tentativa de monetizar o site, atualmente gratuito para todos os usuários. Para encerrar o evento da companhia, Marissa convidou o cantor John Legend, ganhador de nove Grammy, para uma pequena apresentação na CES.