Sony e LG investem no sistema de TV inteligente do Google
Novos dispositivos devem chegar ao mercado com recursos como reconhecimento de movimento e voz
Nesta quarta-feira, durante a Consumer Electronics Show (CES) a japonesa Sony e a sul-coreana LG anunciaram a intenção de investir na plataforma de TV inteligente do Google, a Google TV. A Sony, que já possuiu um produto do gênero no mercado, afirmou que vai continuar a parceria, enquanto que a LG testa um novo modelo de televisor com a tecnologia embarcada.
Além da guerra por criar televisores cada vez maiores, e de contar com a tecnologia OLED, os fabricantes estão travando uma batalha tão ou mais importante: a corrida por apresentar um sistema de televisão inteligente que acabe se convertendo em um padrão de referência para os usuários. O Google TV, que encarna a aposta da companhia californiana para integrar televisão e internet, estreou em novembro de 2010 com o dispositivo Revue, da Logitech, com resultados de venda abaixo do esperado, segundo dados do próprio fabricante.
O bloqueio por parte das principais cadeias de televisão dos Estados Unidos pouco após seu lançamento foi outro problema que o Google teve que resolver e que agora, com os anúncios realizados no Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas, parece coisa do passado.
A força da marca Google, a possibilidade de interconexão dos smartphones Android e as atualizações realizadas no software – que garante acesso ao mercado de aplicativos da empresa com mais de cem programas desenvolvidos para a televisão – parecem ter encorajado os fabricantes a revalidar o sistema.
Na conferência prévia à inauguração do grande evento de Las Vegas, a Sony confirmou seu compromisso de expandir o número de telas conectadas através do Google TV com um reprodutor Blue-ray e uma caixa inteligente equipadas com o sistema. Estes dispositivos chegarão acompanhados de um novo comando que promete o que já é uma forte tendência: realizar buscas através de gestos e comandos de voz.
Já a LG, que conta com sua própria plataforma de televisão inteligente (Netcast), revelou sua primeira tela equipada com Google TV para não perder espaço na corrida das televisões conectadas, caso a proposta do buscador acabe sendo a favorita dos consumidores.
A aposta dos fabricantes pela plataforma Google TV chega em um momento-chave para a venda de televisores, em um ano no qual eventos esportivos de porte internacional como a Eurocopa de futebol e os Jogos Olímpicos de Londres propiciarão a renovação dos aparelhos.
(Com EFE)