Seis a cada dez brasileiros no Twitter são “usuários móveis”
Maioria dos cadastrados acessa rede para conferir informações em tempo real
Seis a cada dez brasileiros cadastrados (64,7%) no Twitter acessam o serviço por meio de smartphones e tablets, informou a companhia nesta quarta-feira, durante evento para comemorar os oito anos do microblog, que será celebrado na próxima sexta-feira. O número é inferior à média mundial: 76%. O número de usuários móveis no Brasil cresceu cerca de 60% no último ano.
Leia também:
Atento aos passos do Facebook, Twitter estreia na bolsa
Com IPO, Twitter terá de voar mais alto
No Brasil, fundador do Twitter garante: “Facebook não me preocupa”
De acordo com Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter Brasil, o país se mantém entre os cinco maiores mercados do microblog, que reúne mais de 241 milhões de usuários ativos em todo o mundo – e, recentemente, tornou-se uma das cinco operações com maior faturamento. A plataforma não informa, contudo, o número de cadastrados em cada país e o volume financeiro local.
Segundo dados divulgados pela filial brasileira, que conta com 42 funcionários nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, os usuários acessam o Twitter pelas seguintes razões: acompanhar informações e eventos em tempo real, seguido de interações com personalidades e uso da rede como segunda tela (hábito de usar o microblog para comentar um programa de TV em tempo real).
Para Ribenboim, esse comportamento resume os desafios da empresa, que estreou no mercado financeiro em novembro. “O Twitter é a principal empresa de segunda tela do mundo”. Levantamento do instituto de pesquisas americano Nielsen aponta que 90% das conversas sobre a grade de programação da TV acontecem no Twitter. “É o maior sofá do mundo”, resumiu Daniel Carvalho, executivo responsável por desenvolvimento de negócios da empresa na América Latina.
Entrevista: “Hashtag é a fogueira da era digital”, diz executivo do Twitter
Questionado sobre o uso intenso do Twitter durante a 86ª premiação do Oscar, no último dia 2 – marcada pelo selfie que reuniu a apresentadora Ellen DeGeneres e as estrelas Meryl Streep, Julia Roberts, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Brad Pitt, entre outras -, Ribenboim afirmou que se tratou de um “protagonismo espontâneo”. “Não tivemos nenhuma relação comercial com o Oscar”, disse. A imagem entrou para a história do Oscar e da rede: foi a mais compartilhada na história do microblog, com mais de 3 milhões de retuítes.