Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pinterest ganhará versão para iPad, diz cofundador do site

Serviço também chegará ao Android e permitirá organizar coleção de vídeos. Internacionalização da plataforma está nos planos da companhia

Por Renata Honorato, de Austin
13 mar 2012, 16h01

O Pinterest é a nova “rede social do momento”. Para explicar o funcionamento dessa plataforma, que tem sido usada sobretudo por quem deseja criar listas de imagens relativas a um certo interesse, como a culinária ou o turismo, a organização do South by Southwest (SXSW), evento de tecnologia realizado nesta semana em Austin, no Texas, convidou Ben Silbermann, confundador do site, para uma sessão de perguntas e respostas. Durante a conversa de uma hora, ele falou sobre a surpreendente repercussão do serviço, bastidores de sua criação e direitos autorais.

Leia mais:

Help Desk: em vídeo, aprenda a usar o Pinterest

Continua após a publicidade

Começa o maior festival geek do mundo

Geeks do SXSW movimentam economia da pacata Austin

‘Google + não é uma rede social’, diz Vic Gundotra

Games ganham área especial em festival de tecnologia

Continua após a publicidade

‘A internet é o futuro da espiritualização’, diz ator de The Office

Continua após a publicidade

Play, Android e Maps: as grandes apostas do Google

Jovens, loucos e conectados

Biz Stone, Al Gore, Sean Parker e o ativismo digital

A grande novidade do Pinterest, afirmou o executivo, é o desenvolvimento de um aplicativo para iPad. “Ele será muito mais bonito do que o site”, contou. O serviço também ganhará uma versão para o Android e um recurso que permitirá organizar a coleção de vídeos. Silbermann não divulgou, contudo, a data em que as novidades serão disponibilizadas para o público.

Continua após a publicidade

Antes de criar o Pinterest, Silbermann trabalhou na área de desenvolvimento de produtos do Google. Lá, aprendeu a lidar com padrões de qualidade. “Quando você lança um serviço a expectativa do público é muito alta, por isso é importante entregar um produto perfeito”, disse.

A ideia de criar a plataforma surgiu por causa de uma paixão de infância. “Sempre gostei de colecionar coisas, principalmente moedas. Decidi, então, criar uma interface bonita para que as pessoas pudessem se interessar em compartilhar suas coleções”, contou. “Elas dizem muito sobre sobre cada individuo.”

O Twitter serviu como modelo para o Pinterest, embora seus posts não sejam datados como ocorre no microblog. “É curioso perceber a aceitação de um produto que distribui conteúdo frio, em um momento em que todo mundo busca por conteúdo em tempo real”, disse. Outra característica que o distingue das redes sociais mais conhecidas é que, segundo o próprio confundador, seu principal objetivo é fazer com que o tráfego saia da plataforma e não permaneça no site, como pretendem os demais serviços sociais.

Para oferecer um produto que atenda às expectativas do público, Silbermann mantém contato próximo com os 5.000 primeiros usuários da rede. “Eles têm meu celular, o que lhes permite dar um retorno sobre a ferramenta”, contou. Ainda de acordo com o executivo, os primeiros cadastrados a entrar no site não são aficionados em tecnologia. “Eles começaram a usar a ferramenta como suporte para suas atividades off-line.”

O sucesso do Pinterest é notável não só nos Estados Unidos, mas também em países como o Brasil. “Está nos nossos planos internacionalizar a ferramenta”, adiantou o cofundador.

Continua após a publicidade

As questões mais sensíveis para o serviço no momento dizem respeito ao Digital Millennium Copyright Act (DMCA), lei americana que defende os direitos autorais. “Estamos comprometidos com a lei e por isso estamos implementado os recursos que permitem identificar violações a conteúdo protegido”, disse Silbermann.

Nos últimos meses, enquanto testemunhava a popularização do serviço, o executivo identificou formas diferentes de utilizar a rede. Os museus, por exemplo, estão usando a plataforma para divulgar suas obras, enquanto os viajantes aproveitam o espaço para mostrar lugares já visitados. “Não temos apenas coleções de cupcakes”, brincou.

A comunidade do Pinterest é formada por usuários do Facebook e Twitter. Para não desapontar o público, vinte pessoas trabalham na empresa pensando e desenvolvendo novos recursos. Desse total, dez foram contratadas nos últimos quatro meses.

Para Silbermann, o Kickstarter e o Instagram são os melhores modelos de produtos on-line da atualidade. Questionado sobre as estratégias para criar um serviço popular, o executivo foi bem claro: “O segredo do sucesso está em não escutar muito os conselhos alheios.”

Leia mais:

Help Desk: em vídeo, aprenda a usar o Pinterest

Começa o maior festival geek do mundo

Geeks do SXSW movimentam economia da pacata Austin

‘Google + não é uma rede social’, diz Vic Gundotra

Games ganham área especial em festival de tecnologia

‘A internet é o futuro da espiritualização’, diz ator de The Office

Play, Android e Maps: as grandes apostas do Google

Jovens, loucos e conectados

Biz Stone, Al Gore, Sean Parker e o ativismo digital

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.