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Google lança rival para Spotify e Deezer no Brasil

Play Música permite ouvir música por streaming e armazenar até 20.000 canções na nuvem mediante pagamento de assinatura

Por Claudia Tozetto
22 set 2014, 18h19

O Google anunciou nesta segunda-feira a chegada do serviço de streaming e armazenamento Play Música ao Brasil. Por meio dele, os usuários poderão acessar um catálogo de 25 milhões de músicas por streaming e também armazenar até 20.000 arquivos na nuvem mediante pagamento de uma assinatura mensal. Na estreia, porém, apenas novos compradores do Galaxy S4, Galaxy S5 e Galaxy Tab S, fabricados pela Samsung, terão acesso ao Play Música.

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“Sabemos que os brasileiros adoram música e esperamos oferecer o Play Música até o final do ano para usuários de Android e iOS no Brasil”, diz Ady Harley, diretor de parcerias musicais da loja on-line Google Play para a América Latina, em entrevista ao site de VEJA. O preço da assinatura também não foi divulgado, mas deve estar alinhado aos principais rivais: Spotify e Deezer cobram 14,90 reais por mês.

No lançamento, apenas novos usuários dos três dispositivos da linha Galaxy terão acesso ao serviço de forma gratuita por seis meses. A partir de 1º de novembro, a Samsung garante que os usuários de outros dispositivos móveis da marca também terão o benefício por três meses gratuitamente. O lançamento oficial para usuários de Android deve ser anunciado apenas depois do período de exclusividade acordado entre as duas empresas.

Até agora, o Google Play Música estava disponível em 43 países em todo o mundo, incluindo quatro países da América do Sul: Chile, Colômbia, Equador e Venezuela. Nesta segunda-feira, além do Brasil, o serviço também começa a ser oferecido no Uruguai. Fora do Brasil, a assinatura do serviço custa 9,99 dólares ao mês. Além de acessar o acervo de músicas por meio do app para Android ou iOS, os usuários do serviço também podem ouvir músicas por meio do site oficial do serviço.

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Entre as vantagens do serviço em relação aos concorrentes está o fato de o usuário transferir para a nuvem o seu acervo pessoal de músicas. De acordo com Harley, o sistema faz uma varredura nos arquivos de música guardados no computador do usuário e cria um “espelho” das músicas na nuvem. Além disso, quando o sistema não encontrar uma canção correspondente, é possível fazer o upload do arquivo para a nuvem. O recurso torna o acervo pessoal disponível em qualquer dispositivo compatível com o Play Música.

Assim como os concorrentes, o serviço de streaming de música do Google também recomenda novas músicas e artistas, de acordo com as preferências do usuário. A diferença é que não são só os hábitos de uso do Play Música que determinam as sugestões. “Além de usarmos algoritmos do Play Música para saber o que o usuário gosta, também cruzamos dados do YouTube e das compras de música que ele faz por meio do Google Play”, diz Harley. Especialistas em música também analisam as informações para fazer recomendações personalizadas para cada usuário.

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