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Google, Apple e Facebook ganham nota máxima em proteção de dados

É o que mostra relatório da Electronic Frontier Foundation

Por Da Redação
22 Maio 2014, 14h49

A Electronic Frontier Foundation (EFF) avaliou as empresas de tecnologia no que diz respeito à proteção dos dados privados de seus usuários, quando solicitados pelo governo, e concedeu nota máxima ao Google, Apple e Facebook, entre outras empresas. A gigante do comércio eletrônico Amazon e o aplicativo de mensagens instantâneas Snapchat estão entre os destaques negativos, citados como exemplos de companhias que se preocupam pouco com as informações pessoais dos usuários.

Seis critérios foram levados em consideração pela EFF para a elaboração da quarta edição do relatório batizado “Who Has Your Back?”. Foram eles: exigência de mandado judicial para envio de dados; informação ao usuário sobre as solicitações do governo; publicação de relatórios de transparência; clareza com relação à política sobre os pedidos do governo; luta pelo direito à privacidade dos usuários; e oposição à vigilância de usuários em massa.

Ao todo, 26 empresas foram pesquisadas. Delas, 15 conquistaram notas entre cinco e seis estrelas. Apple, Credo Mobile, Dropbox, Facebook, Google, Microsoft, Sonic, Twitter e Yahoo tiveram nota máxima. LinkedIn, Pinterest, SpiderOak, Tumblr, Wickr e WordPress chegaram perto, atendendo a cinco dos seis critérios estipulados pela EFF.

Um dos destaques da organização foi o de que, pela primeira vez, todas as companhias pesquisadas avançaram no que diz respeito à preocupação com as informações pessoais dos usuários. Segundo o relatório, tal progresso se deve especialmente ao recente escândalo de espionagem nos Estados Unidos, com a revelação dos programas de vigilância em massa da agência de segurança americana, a NSA.

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Novato – Um dos aplicativos mais comentados de 2013 – e que chegou a receber oferta de 3 bilhões de dólares do Facebook -, o Snapchat é um dos novatos da lista. Os resultados foram decepcionantes. Vendido com um aplicativo de mensagens instantâneas que preserva a privacidade do usuário, ao apagar o que é enviado ao destinatário instantes após a mensagem ser visualizada, o aplicativo atendeu a apenas um dos seis critérios da Electronic Frontier Foundation. “O Snapchat precisa se preocupar mais com os dados de seus usuários, especialmente porque é um aplicativo que coleta informações extremamente particulares de seus clientes, como imagens comprometedoras. O alto número de usuários do aplicativo e a quantidade de imagens de não usuários colocadas à disposição dentro de sua plataforma aumentam este problema. Pedimos urgência para que isso mude”, diz a EFF.

Segundo o relatório da instituição, a varejista americana Amazon não se saiu bem nos seguintes quesitos: informar usuários sobre requisições de dados do governo, relatórios transparentes, disputa pelo direito à privacidade dos usuários na Justiça e disputa pelo direito à privacidade dos usuários na Casa Branca.

(Com Estadão Conteúdo)

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