Facebook tira cópia do Snapchat do ar horas depois de lançar app
Programa ficou disponível na App Store na madrugada desta terça-feira
Um aplicativo em desenvolvimento do Facebook, chamado Slingshot, ficou disponível por algumas horas na AppStore, loja de aplicativos para iPhone e iPad, na madrugada desta terça-feira. O programa é, na prática, uma cópia do Snapchat, app que permite compartilhar fotos, vídeos e mensagens que desaparecem instantes após serem recebidas pelo destinatário. Algumas horas após chegar à AppStore, o app foi retirado da loja – mas deve voltar em breve.
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Por meio de comunicado, o Facebook confirmou que o novo app ainda está em fase de desenvolvimento. “Mais cedo, nós lançamos acidentalmente uma versão do Slingshot, um novo app em que estamos trabalhando. Com ele será possível compartilhar momentos com várias pessoas de uma só vez. Ele estará pronto em breve e estamos animados para ver os usuários testarem o serviço”, diz o texto.
Para usar, é preciso enviar uma imagem ou vídeo para um ou mais amigos. A diferença do novo serviço do Facebook para o Snapchat é que o destinatário só poderá ver o conteúdo da mensagem após compartilhar outro conteúdo com o mesmo amigo. Com isso, a empresa tenta manter os usuários durante mais tempo no app e estimulá-los a compartilhar mais conteúdo com seus contatos. As mensagens são apagadas após um período de tempo, que ainda não foi informado pelo Facebook.
O lançamento do app demonstra o interesse do Facebook pelo Snapchat, pelo qual já teria feito duas ofertas de compra: uma de 1 bilhão de dólares e outra de 3 bilhões de dólares, no fim de 2013. Nenhuma das partes envolvidas confirma as negociações. Desde então, rumores de que a equipe da rede social mais popular do mundo estaria investindo em um aplicativo semelhante ao Snapchat circulam no mercado.
O Facebook não é o único que está de olho no sucesso do Snapchat. Na semana passada, a equipe do app de namoro Tinder anunciou um novo recurso chamado Momentos, que encoraja os usuários a compartilhar fotos com potenciais interessados. Ao contrário de apagar as imagens em dez segundos após a visualização, como o Snapchat, o Tinder promete apagar as imagens em até 24 horas após o envio.