Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

E3 – 2013: Nintendo testa estratégia para bater rivais

Companhia japonesa diminui presença em feira para reconquistar jogadores. Acompanhe cobertura do site de VEJA do evento a partir de Los Angeles

Por Renata Honorato, de Los Angeles
10 jun 2013, 11h13

As coletivas de imprensa que acontecem às vésperas da E3, maior feira de games do mundo, são verdadeiros espetáculos. Tradicionalmente, desde as primeiras versões do evento, na década de 1990, Microsoft, Sony e Nintendo utilizam esses encontros para anunciar seus principais lançamentos. Neste ano, contudo, algumas coisas serão diferentes. A Nintendo, por exemplo, não organizará uma coletiva e mostrará publicamente seus principais jogos em seu estande no Los Angeles Convention Center, local onde será realizada a E3.

Leia também:

Xbox One vs. PS4: quem vence a guerra dos consoles?

Continua após a publicidade

Os jogos mais vendidos no Brasil

Os 10 lançamentos mais esperados da E3 2013

Trata-se de uma questão de economia. Segundo os resultados financeiros da Nintendo divulgados em abril, e relativos ao último ano fiscal da empresa, a companhia registrou um prejuízo operacional de 336 milhões de dólares (obtendo, contudo, lucro de 70 milhões de dólares). O Wii U, primeiro console da oitava geração, lançado em novembro do ano passado, não conquistou o público. Desde o lançamento, o videogame vendeu 3,5 milhões de unidades. A Nintendo esperava comercializar 4 milhões de aparelhos.

Continua após a publicidade

Em vez de investir em um evento cheio de glamour, a empresa preferiu apostar no consumidor final e não na mídia especializada. Para os jornalistas, os novos jogos serão exibidos em pequenas apresentações comandadas por medalhões da companhia, como Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, e Shigeru Miyamoto, criador do personagem Mario, e porta-voz oficial da empresa. Já os jogadores poderão testar ao longo da semana da feira os próximos lançamentos da companhia em toda a rede Best Buy, especializada em eletrônicos. Trata-se de uma tentativa ousada de criar um novo diálogo com potenciais consumidores.

Leia também no site Kotaku

Brincando de racha em Need for Speed

O lado cinza das novidades da Sony

Pac-Man não convence como herói

Imagens do clima dessa edição da E3

Mario e sua turma juntos no Wii-U

Os jogos da conferência da Microsoft

Trailer de Watch Dogs vaza antes da E3

A nova estratégia é adotada em um momento oportuno. Sony e Microsoft, que não abriram mão de suas luxuosas conferências, divulgarão detalhes de seus novos sistemas, PlayStation 4 e Xbox One, respectivamente, durante a E3. Informações como preço, catálogo de jogos e data de lançamento, não divulgadas durante o anúncio das plataformas, meses atrás, serão disseminadas durante as tradicionais e concorridas coletivas de imprensa, realizadas um dia antes do início da feira.

Para concorrer com os novos consoles, a Nintendo vai apostar nos jogos para Wii U e para o 3DS, que vendeu no último ano fiscal 13,9 milhões de unidades. Atualmente, o aparelho é o portátil com melhor desempenho no mercado. A expectativa é que a companhia invista em games clássicos, inspirados em grandes franquias como Mario Kart, Super Mario, The Legend of Zelda e Metroid. Também são esperados títulos de produtoras terceirizadas, como Rayman Legends, Batman: Arkham Origins e Watch Dogs.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.