Apple Watch não é acessório fashion, diz especialista
Para Monique Vandresen, produto da companhia não será rival das marcas de relógio de luxo, mas de gadgets como as pulseiras inteligentes
Esteticamente, o Apple Watch não é um produto inovador e por isso não deve ser tomado como um acessório fashion, capaz de competir com relógios de marcas tradicionais, como Rolex ou Omega. Essa é a opinião de Monique Vandresen, professora de moda da Universidade Estadual de Santa Catarina. Apesar do investimento no desenvolvimento de um produto de luxo, a especialista acredita que a novo dispositivo da Apple vai disputar o mercado dos gadgets, rivalizando com as pulseiras inteligentes, não com relógios de pulso.
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Monique argumenta que, diferente do smartphone e tablet, duas categorias nas quais a companhia ditou tendências e catequizou usuários, ninguém precisa ensinar aos consumidores como usar um relógio. Por isso, é mais difícil convencer as pessoas de que o aparato tecnológico também pode ser “vestido” e exibido como uma joia. “Os modelos são bonitos e permitem diferentes combinações, mas não podemos comparar o relógio da Apple a um Rolex ou a qualquer outra marca de luxo”, diz.
Desde o começo do projeto, a Apple investiu na ideia de criar um produto com apelo fashion. Para tanto, contratou Angela Ahrendts, ex-CEO da Burberry, e Paul Deneve, ex-CEO da Yves Saint Laurent, duas importantes grifes do mundo da moda, para integrar a equipe do Watch. Com isso, a empresa pretendeu aproximar o mundo fashion da indústria de dispositivos eletrônicos. Para o evento de anúncio do gadget, a Apple reforçou a sua estratégia. Além de blogueiros e jornalistas veteranos do setor de tecnologia, a companhia convidou também editores de revistas de moda, como Vogue, e representantes de boutiques famosas, como Colette e Webster.
Apesar dos esforços, a acadêmica brasileira acredita que a Apple tenha sido conservadora com o Watch ao evitar um design ousado e ao referenciar o desenho dos tradicionais relógios de pulso. Embora analistas do setor de moda no exterior tenham avaliado o design do produto como um dispositivo predominantemente masculino, para Monique ele atende também o público feminino de 45 anos, que busca modelos sóbrios e discretos. “Não sei, no entanto, se esse é o público-alvo que a Apple quer atrair com o relógio inteligente”, completa a especialista da UDESC.
Eugene Tong, diretor da revista de moda Details, também afirma que o Apple Watch não deve substituir o relógio tradicional, mesmo sendo, na sua opinião, o wearable esteticamente mais agradável até o momento. “Eu até usaria o gadget, mas não todos os dias”, diz o executivo, em entrevista à rede CNN. Já para o analista Tyson White, da consultoria de tendências Nixon, o Watch deixa a desejar, porque não reflete o estilo pessoal dos usuários, uma característica importante dos acessórios de moda. Por isso, assim como Monique, ele acredita que o Watch vai competir com as pulseiras inteligentes.
https://youtube.com/watch?v=E34L1BWJP2s
Moto 360
Tela: 1,5 polegada (LCD)
Preço: 249 dólares
Sensores: Acelerômetro, pedômetro (contagem de passos) e monitor de batimentos cardíacos óptico
Bateria: 24 horas
Carregamento: cabo personalizado
Sistema operacional: Android Wear
Funções: Acesso à previsão do tempo, informações de trânsito, agenda de compromissos, informações de voos, ligações, mensagens de texto, e-mails e mensagens instantâneas, pesquisa por voz, GPS e controle de players de música.
Depende do smartphone: Sim
Lançamento: Setembro (USA) e outubro (Brasil)
LG G Watch
Tela: 1,6 polegada (LCD)
Preço: 179 dólares
Sensores: Acelerômetro
Bateria: 24 horas
Carregamento: Dock personalizado (base na qual você encaixa o aparelho para carregar)
Sistema operacional: Android Wear
Funções: Acesso à previsão do tempo, informações de trânsito, agenda de compromissos, informações de voos, ligações, mensagens de texto, e-mails e mensagens instantâneas, pesquisa por voz, GPS e controle de players de música.
Depende do smartphone: Sim
Lançamento: Julho (global)
https://youtube.com/watch?v=Ji6eoTrjtng
Samsung Gear S
Tela: 2 polegadas (AMOLED)
Preço: Não divulgado
Sensores: Acelerômetro, sensor de proximidade, monitor de batimentos cardíacos, barômetro e medidor de radiação ultravioleta (UV)
Bateria: 48 horas
Carregamento: Dock personalizado (base na qual você encaixa o aparelho para carregar)
Sistema operacional: Tizen
Funções: Escrever e-mails ou mensagens de texto curtas, comandos de voz, GPS, ligações, notícias e mais de 1.000 aplicativos disponíveis na loja digital do sistema operacional (Tizen Store)
Depende do smartphone: Não. O relógio se conecta à rede 3G através de um chip de operadora (SIM card).
Lançamento: Outubro (USA)
https://youtube.com/watch?v=Drwn4rXm-sA
Sony SmartWatch 3
Tela: 1,6 polegada (tipo de tela que favorece a leitura sob a luz do sol)
Preço: 300 dólares
Sensores: Acelerômetro e GPS
Bateria: 48 horas
Carregamento: USB
Sistema operacional: Android Wear
Funções: Acesso à previsão do tempo, informações de trânsito, agenda de compromissos, informações de voos, ligações, mensagens de texto, e-mails e mensagens instantâneas, pesquisa por voz, GPS e controle de players de música.
Depende do smartphone: Sim
Lançamento: Setembro/Outubro (USA)