Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Campus Party pode ser incubadora de projetos, diz executivo da Vivo

A convite de VEJA, Alexandre Fernandes, diretor de produtos da operadora, visitou o principal evento de tecnologia do Brasil. Confira a avaliação dele

Por Rafael Sbarai
9 fev 2012, 14h41

Formado em ciências da computação pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Portugal, Alexandre Fernandes é diretor de produtos e serviços da operadora de telefonia Vivo há seis anos.

Leia também:

Falta biotecnologia na Campus, diz pesquisador da IBM

Campus é lugar de garimpar talentos, diz executivo da Intel

Qual é sua primeira impressão da Campus Party? Participo da edição brasileira pela terceira vez e, neste ano, percebi que a ideia de conectar pessoas que compartilham os mesmos interesses começa a se intensificar. Os campuseiros estão mais focados em criar novos projetos também: identifiquei um número pequeno de pessoas que estão no espaço apenas para baixar programas e games. Além disso, a participação feminina cresceu. Uma coisa parece unir quase todos os presentes: o uso assíduo do Facebook para compartilhar informações. Por fim, gostei da escolha do pavilhão do Anhembi, mais organizado, apesar do intenso calor relatado pelos participantes.

Continua após a publicidade

É um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos? A Campus se tornou uma oportunidade ímpar de estreitar relacionamentos e manter contatos profissionais. Trata-se de um espaço que reúne profissionais de diversas áreas – jornalistas, blogueiros, publicitários, desenvolvedores e programadores. Já participei de outros eventos semelhantes no exterior e não consigo encontrar nada parecido. A sociedade percebeu que os tempos mudaram: ser geek está na moda. E, no Brasil, a Campus tem grande responsabilidade por esse novo paradigma.

O senhor identificou algum projeto que pode se tornar negócio? Ainda não percorri todos os segmentos do evento, mas acredito que realmente seja difícil montar a estrutura de um projeto em apenas sete dias. Neste caso, a Campus Party pode ser o pontapé inicial de um grande empreendimento.

A seleção de convidados para as palestras é boa? Consegui acompanhar duas excelentes palestras sobre inovação e empreendedorismo que estão no nível de qualquer outro grande evento, como o Mobile World Congress, principal feira de telecomunicações e internet móvel que acontece na Espanha.

A Campus é um bom lugar para recrutar talentos para a indústria? Durante nossa passagem pelo espaço, conseguimos conversar com dois profissionais que têm grandes chances de trabalhar na Vivo: são pessoas interessadas, que têm conhecimento na área de inovação e negócios e que se adaptam facilmente ao nosso ambiente de trabalho. Eles demonstraram, em poucos minutos, um espírito empreendedor. É o que buscamos no mercado.

Continua após a publicidade

O que não funcionou nesta quinta edição? Acredito que algumas das palestras ministradas por profissionais experientes e de renome deveriam ser mais aproveitadas pelos campuseiros. Eu me deparei com encontros que apresentavam um público um tanto tímido.

Leia também:

Falta biotecnologia na Campus, diz pesquisador da IBM

Campus é lugar de garimpar talentos, diz executivo da Intel

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.