Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Biz Stone, Al Gore, Sean Parker e o ativismo digital

Para o trio de executivos americanos, a rede é imprescindível para a manutenção da democracia nos Estados Unidos e no mundo

Por Renata Honorato, de Austin
13 mar 2012, 04h59

A edição deste ano do festival South by Southwest contou com a participação de três ilustres convidados: Biz Stone, fundador do Twitter; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; e Sean Parker, cofundador do Napster e um dos empreendedores mais controversos do setor de tecnologia.

Leia mais:

Começa o maior festival geek do mundo

Geeks do SXSW movimentam economia da pacata Austin

‘Google + não é uma rede social’, diz Vic Gundotra

Games ganham área especial em festival de tecnologia

Continua após a publicidade

‘A internet é o futuro da espiritualização’, diz ator de The Office

Play, Android e Maps: as grandes apostas do Google

Jovens, loucos e conectados

As palestras aconteceram em dois tempos. Primeiro Stone detalhou a história do Twitter sob sua perspectiva e demonstrou orgulho ao descrever a ferramenta como um importante veículo de informações durante as mais recentes mobilizações sociais em todo o mundo. Em seguida, no segundo painel, Gore e Parker destacaram o poder das redes sociais e o potencial desses mecanismos na manutenção da democracia às vésperas de uma eleição presidencial.

Segundo Stone, o Twitter surgiu em um momento em que o SMS começava a se tornar popular. O seu potencial de mobilização, contudo, só ganhou dimensão em 2007, quando a empresa participou pela primeira vez do SXSW. “Um garoto da plateia publicou no Twitter uma mensagem sobre a nossa palestra. Logo depois vários de seus seguidores chegaram à sala onde aconteceria o painel. Só ali eu me dei conta do poder da ferramenta”, disse o executivo.

Continua após a publicidade

Tanto Stone quanto Gore e Parker destacaram a necessidade das pessoas utilizarem as redes sociais a as plataformas colaborativas para um bem comum. “Há 60 anos, a televisão passou a ser mais relevante do que o jornal. Agora estamos vivenciando o momento em que a internet ganha força”, disse o ex-presidente ao comprovar o poder de influência da rede na sociedade contemporânea.

Sean Parker no SXSW
Sean Parker no SXSW (VEJA)

Diferente do personagem interpretado por Justin Timberlake no filme A Rede Social, Parker é uma pessoa tímida. Visivelmente nervoso frente aos 3.000 visitantes presentes em seu painel, o executivo foi econômico nas palavras e evitou qualquer contato visual direto com a plateia. Inquieto, manteve os dedos cruzados a maior parte do tempo. Fez poucas brincadeiras e escutou pacientemente todo o discurso manjado de Al Gore – que, aparentemente, deve voltar à política em breve.

Criar um ambiente propício ao debate não é uma tarefa simples. “Nem sempre o primeiro projeto atende às expectativas”, conta Parker, veterano no setor de startups. Stone compartilha da mesma opinião e faz uma analogia a esses desafios usando o filme Asas do Desejo, de Wim Wenders, onde um anjo abre mão da imortalidade para se tornar um humano: “Se você quer fazer sucesso esteja pronto para o fracasso”, afirmou.

O cofundador do Twitter chamou a atenção para o altruísmo na internet e disse que há muitas maneiras de usar as redes sociais para transformar o mundo em um lugar melhor. Al Gore assinou embaixo: “Agora precisamos realizar o Occupy Democracy”, uma referência à série de protestos realizados em Nova York, Londres e Espanha contra as grandes corporações e o sistema financeiro.

Continua após a publicidade

Para Sean Parker é imprescindível que os profissionais da área de tecnologia inovem a médio ou longo prazo. “É preciso que ocorra uma mudança na concepção das novas ferramentas on-line”. De acordo com o executivo, há muitos políticos nos Estados Unidos que ninguém sabe ao certo quem são ou o que estão fazendo. “Isso só mostra que as nossas plataformas atuais de informação na internet ainda são ineficientes”, finalizou o cofundador do Napster.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.