Apple continua como a marca mais valiosa do mundo
Empresas de tecnologia encabeçam ranking de marcas mais conhecidas
A Apple se manteve como a marca mais valiosa do mundo ao longo de todo o ano passado, de acordo com o estudo anual BrandZ, realizado pela empresa de pesquisa de mercado Millward Brown. O levantamento, publicado nesta terça-feira, exibe empresas do setor de tecnologia no topo do ranking.
O valor da marca Apple subiu 19% no ano passado, alcancando 183 bilhões de dólares (373,5 bilhões de reais). O Facebook – que atingiu um valor de mercado de cerca de 100 bilhões de dólares após abrir capital na semana passada – apresentou a ascensão mais alta entre os cem primeiros colocados. O valor de marca da rede social saltou 74%, para 33,2 bilhões de dólares, deixando-a em 19° lugar.
Sete das dez marcas mais conhecidas são de empresas associadas à tecnologia. Nick Cooper, diretor-executivo da consultoria responsável pela pesquisa, disse que a força das marcas é um indicador do papel central e transformador que a tecnologia desempenha na vida contemporânea. “A tecnologia é onipresente e há muitas novidades, muito entusiasmo. Isso aumenta a demanda e o desempenho financeiro das empresas, além de ampliar o valor das marcas”, afirmou.
A Millward Brown, parte do grupo publicitário mundial WPP, considera o valor financeiro da companhia e combina esse cálculo à capacidade que a marca tem de gerar fidelidade. Marcas de tecnologia corporativa também ocuparam posições importantes na lista – a IBM trocou de posição com o Google e subiu ao segundo posto, enquanto a Microsoft manteve o quinto lugar.
(com Reuters)