Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Hillary Clinton viaja 1,6 mil km de van para iniciar campanha em Iowa

Candidata democrata nas prévias e favorita para substituir Barack Obama em 2016, Hillary discursou sobre reformas no financiamento de campanha

Por Da Redação
14 abr 2015, 22h56

A campanha presidencial de Hillary Clinton para as prévias do Partido Democrata teve início nesta terça-feira diante de uma plateia de estudantes em uma faculdade em Monticello, no Estado americano de Iowa. O ato marcou o primeiro discurso público de Hillary como candidata à Casa Branca, já que o anúncio de sua pré-candidatura foi feito por meio da divulgação de um vídeo em redes sociais, no domingo.

Leia também:

A mulher escalada para eleger Hillary Clinton

TV russa classifica campanha de Hillary Clinton para maiores de 18

Segundo o jornal britânico The Guardian, a escolha por Monticello reflete a intenção da candidata de mudar a imagem, deixada nas prévias da campanha presidencial de 2008, de que ela seria “distante e inacessível” para os eleitores de Iwoa. Quando tentou concorrer à Presidência dos EUA naquele ano, Hillary terminou atrás de Barack Obama e John Edwards nas prévias do Estado, o primeiro a indicar os candidados democrata e republicano elegíveis em novembro de 2016.

Continua após a publicidade

O primeiro discurso da ex-secretária de Estado teve um tom mais populista e defendeu uma reforma no financiamento de campanhas políticas nos Estados Unidos. “Temos de reparar nosso sistema político disfuncional e tirar o dinheiro não controlado dele de uma vez por todas – mesmo que isso leve à aprovação de uma emenda constitucional”, afirmou. A candidata destacou que defenderá políticas que melhorarão a economia, fortalecerão as famílias e defenderão o país de ameaças estrangeiras.

Caio Blinder: A hora e a vez de Hillary Clinton (de novo)

Como parte da estratégia para traçar um novo perfil, Hillary se locomoveu até Monticello de van, em um percusrso de mais de 1.600 quilômetros. Ao longo do percurso, a equipe de marketing da candidata divulgou diversos detalhes da viagem para a mídia, a fim de mostrar a empatia de Hillary com a população americana. Entre os destaques na imprensa americana estava uma conversa com uma família em um posto de gasolina na Pensilvânia e uma refeição em um restaurante de Ohio onde Hillary pediu guacamole, um burrito de frango e um chá gelado. Um assessor da campanha disse que a intenção dos marqueteiros é demonstrar “humildade” para os eleitores.

Hillary já é apontada como a grande favorita para vencer as eleições presidenciais e substituir Barack Obama. Mas, recentemente, ela foi acusada de ter violado leis federais de registro de dados ao utilizar uma conta de e-mail pessoal para enviar mensagens de trabalho. Ela teve que entregar mais de 55.00 páginas de e-mails para análise do Departamento de Estado. Diante das acusações, a ex-primeira-dama disse que usou a conta pessoal “por conveniência”. Sua popularidade também foi testada por investigações recentes sobre a origem de doações estrangeiras à entidade Clinton Foundation, mantida por sua família.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Senador Marco Rubio anuncia que concorrerá à Presidência

Rand Paul é o segundo republicano na corrida à Casa Branca

Senador Ted Cruz dá início à corrida presidencial nos Estados Unidos

Continua após a publicidade

(Da redação)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.