Obama faz campanha para eleitores hispânicos na Flórida
O atual presidente aproveita o clima de animosidade entre os pré-candidatos republicanos para articular estratégias e conquistar os votos latinos do estado
Enquanto os pré-candidatos republicanos trocam acusações em debates acalorados na Flórida, o presidente americano, Barack Obama, empreende uma campanha para conquistar os votos dos latinos do estado. Nos últimos dias, funcionários de origem hispânica do governo de Obama viajaram a Orlando, no centro da Flórida, para reuniões com líderes, comerciantes e empresários latinos.
“É claro que Obama está em campanha na Flórida, principalmente entre os hispânicos, um voto que será crucial nas eleições de novembro”, avaliou Terrie Fine, professora de ciência política da Universidade Central da Flórida.
Casas de baixo custo – A mais recente dessas visitas aconteceu na sexta-feira pela advogada Mercedes Márquez, assistente do secretário de Habitação, Shaun Donovan,que é responsável por um orçamento de 8 bilhões de dólares destinado a programas de desenvolvimento comunitário e casas de baixo custo. Nesta reunião com líderes latinos, Mercedes afirmou: “O presidente me deu toda a autoridade para fazer o que pudermos para assegurar nossa ajuda às comunidades que precisam”.
A declaração afeta diretamente os hispânicos, vítimas da crise do mercado hipotecário que elevou os preços dos aluguéis nesta cidade a níveis altíssimos.
Encontros – A visita de Mercedes acontece cinco dias depois de a secretária do Trabalho, Hilda Solis, ter visitado uma agência de empregos na cidade. Enquanto os republicanos Newt Gingrich e Mitt Romney se criticavam mutuamente, Solis assegurava a um grupo de líderes hispânicos que Obama diminuirá os impostos voltados às pequenas e médias empresas para estimular a criação de empregos.
A tudo isso se soma a visita realizada na quinta-feira pela primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, que na cidade de Tampa, também no centro da Flórida, transmitiu uma mensagem de atendimento à população latina através da campanha Mi Plato (Meu prato).
(Com Agência EFE)