PUC e Mackenzie prometem analisar cursos ‘reprovados’
Instituições são responsáveis por alguns dos 38 cursos com conceito insatisfatório em avaliação do MEC
A Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de Goiás (PUC-SP e PUC-GO) informaram que vão investigar os motivos que levaram à “reprovação” de cursos de graduação em avaliação do Ministério da Educação. Além das três universidades, outras 18 instituições são responsáveis por cursos com conceito insuficiente na avaliação do MEC.
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O Mackenzie alega que o curso de arquitetura e urbanismo, que obteve nota 2 (na escala de 1 a 5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), registrou um “desempenho atípico” no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2011. A performance dos alunos no Enade é um dos indicadores que o MEC leva em consideração para elaborar a avaliação dos cursos superiores. Além do exame, também são consideradas a infraestrutura da instituição de ensino e a qualificação do corpo docente. Uma comissão interna do Mackenzie – com participação de professores, alunos, funcionários e gestores – deverá realizar um estudo do desempenho dos estudantes no Enade.
Por meio de nota oficial assinada pela reitora Anna Cintra, a PUC-SP afirma que vai avaliar “todos os componentes que levaram dois cursos de geografia e um de história a obterem resultados insatisfatórios”.
Já PUC-GO, que teve o curso de engenharia civil reprovado, afirma que a avaliação do MEC “não reflete as melhorias e os investimentos realizados nos últimos anos no curso”. “O resultado do Conceito Preliminar de Curso (CPC) é fortemente dependente do desempenho e da adesão dos alunos ao Enade (…). Confiamos que a visita in loco, decorrente deste resultado, permitirá ao MEC ter uma visão mais completa do curso e formular uma avaliação mais abrangente”, diz a nota.
A PUC-MG, cujos cursos de ciências biológicas e ciências sociais não atingiram a nota adequada, informou que ainda não foi notificada pelo MEC e, por essa razão, não vai se manifestar.
As instituições não terão os vestibulares suspensos, mas serão obrigadas a assinar um termo com o MEC em que se comprometem a realizar melhorias em seus cursos. Elas terão um prazo de 60 dias para a reestruturação do corpo docente – com investimento em dedicação integral e titulação – e mais 180 dias para a readequação da infraestrutura e do projeto pedagógico.
Segundo o MEC, o plano de melhoria será acompanhado por uma comissão de avaliação, que fará relatórios bimestrais sobre a evolução da correção das deficiências. Caso as metas não sejam cumpridas, será instaurado um processo administrativo, que pode resultar no fechamento do curso.
Curso | Instituição | Código |
---|---|---|
Análise e desenvolvimento de sistemas | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | 87330 |
Análise e desenvolvimento de sistemas | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | 18026 |
Arqueologia e preservação patrimonial | Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco | 85590 |
Arquitetura e urbanismo | Centro Universitário Maurício de Nassau | 94766 |
Arquitetura e urbanismo | Centro Universitário Fluminense | 78154 |
Arquitetura e urbanismo | Universidade Presbiteriana Mackenzie | 2016 |
Automação industrial | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | 63395 |
Ciências biológicas | Centro Regional Universitário do Espírito Santo do Pinhal | 62728 |
Ciências biológicas | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | 1624 |
Ciências biológicas | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | 301624 |
Ciências biológicas | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | 341217 |
Ciências sociais | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | 301638 |
Ciências sociais | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | 63873 |
Educação física | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium | 8213 |
Educação física | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | 1641 |
Engenharia civil | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | 1635 |
Engenharia civil | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | 10803 |
Engenharia de controle e automação | Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca | 92879 |
Engenharia de controle e automação | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | 92277 |
Engenharia de controle e automação | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | 111916 |
Engenharia de produção | Centro Universitário Padre Anchieta | 97029 |
Engenharia elétrica | Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca | 29496 |
Engenharia eletrônica | Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca | 33021 |
Engenharia mecânica | Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca | 14590 |
Física | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano | 101858 |
Geografia | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | 48283 |
Geografia | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | 18537 |
Geografia | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | 318537 |
História | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | 11243 |
História | Fundação Universidade Federal de Rondônia | 15992 |
Letras – português inglês | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | 352189 |
Manutenção industrial | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | 43681 |
Matemática | Fundação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | 100412 |
Pedagogia | Fundação Universidade Federal de Tocantins | 49687 |
Química | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | 120084 |
Química | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | 1659 |
Redes de computadores | Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina | 72057 |
Saenamento ambiental | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima | 113557 |
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