Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vendas de shoppings no Brasil crescem abaixo do previsto em 2012

No período de Natal, o mais importante para o varejo, as vendas cresceram 15% sobre um ano antes, segundo Abrasce

Por Da Redação
31 jan 2013, 12h11

Os shopping centers brasileiros registraram um aumento de 10,65% nas vendas deste ano, somando 119,5 bilhões de reais, afirmou nesta quinta-feira a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A expectativa era de que o avanço fosse de 12% em relação a 2011. Para este ano, a associação espera alta de 12% nas vendas.

“A performance de 2012 pode ser explicada pelo baixo índice de desemprego, aumento da massa salarial e crédito que continuam em níveis apreciáveis”, afirmou o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, em comunicado. No período de Natal, o mais importante para o varejo, as vendas cresceram cerca de 15% sobre um ano antes, segundo a entidade.

Em todo o ano passado, foram inaugurados 27 empreendimentos no país ante a previsão da Abrasce de 28 novos projetos em operação. Segundo a entidade, o número de shoppings inaugurados em 2012 foi o maior dos últimos 13 anos.

Leia mais:

Vendas no varejo sobem 8,9% no ano até novembro

Continua após a publicidade

Varejo registra em 2012 a menor expansão em três anos, diz Serasa

Inadimplência do consumidor sobe 15% em 2012, diz Serasa

O presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, estima que em 2013 serão inaugurados o dobro de shopping centers que em 2012, a maioria no Sudeste, mas com as cidades menores ganhando cada vez mais participação no setor. Ao longo de 2013, devem ser inaugurados pelo menos 46 empreendimentos no país. Se o número se concretizar será o maior dos últimos 13 anos.

“Esse número pode aumentar para 48, 49 shoppings neste ano”, disse Veiga a jornalistas nesta quinta-feira. “Desse total, 16 cidades do país terão o primeiro shopping em 2013”. Para 2014, a previsão é de abertura de cerca de 23 novos shoppings. “A tendência é ter shoppings menores, em cidades menores. Nos grandes centros, apesar da dificuldade de terrenos, ainda há espaço nos bairros”, afirmou ele.

Continua após a publicidade

O setor de shoppings vem acompanhando o movimento já visto no segmento de supermercados, cujas principais redes passaram a priorizar a abertura de lojas de pequenos formatos, os chamados supermercados de proximidade. “Cada vez mais os shoppings devem estar próximos às residências”, acrescentou Veiga.

Ainda sobre a tendência de ingressar em áreas pouco exploradas, o presidente da Abrasce destacou o desempenho da região Norte, “que tem sido muito maior que no resto do país”. Hoje o Norte tem 18 shoppings em operação.

(com agência Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.