Varejo tem o pior Dia dos Pais em 3 anos, aponta Serasa
Segundo a instituição, o consumidor brasileiro está mais cauteloso diante da perda de poder aquisitivo, da inflação e do aumento dos juros
As vendas do comércio para o Dia dos Pais cresceram 3,4% entre os dias 9 e 11 de agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta segunda-feira a Serasa Experian. Na semana anterior, o avanço foi de 3,3%. Os dois números representam a menor expansão para a data nos últimos três anos, aponta a instituição.
Apenas na cidade de São Paulo, as vendas para o Dia dos Pais cresceram 3% na semana e 2,3% no final de semana da comemoração. De acordo com a área técnica da Serasa, a desaceleração no ritmo de crescimento revela que o consumidor está mais cauteloso diante da perda de poder aquisitivo, da inflação e do aumento dos juros, levando-o a preferir pagar as dívidas. “De olho no Dia das Crianças e no Natal, o consumidor endividado tem evitado novos parcelamentos”, diz nota divulgada pela empresa.
Leia também:
Juros para pessoa física chegam a 89,69% ao ano, diz Anefac
IBGE: vendas do varejo crescem 4,5% na comparação anual
(com Estadão Conteúdo)