Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pane bloqueia sistema de reservas da American Airlines; voos são suspensos

Até o momento, apenas um voo da companhia com destino ao Brasil foi cancelado

Por Da Redação
16 abr 2013, 18h02

A American Airlines informou que seu sistema de reservas teve uma falha nesta terça-feira, levando a uma pane generalizada que resultou na suspensão dos voos da empresa, pelo menos, até o final da tarde. A companhia disse que sua frota permanecerá em terra até as 16 horas no horário de Nova York (18 horas no horário de Brasília), enquanto tenta resolver o problema. A American Airlines, unidade da AMR Corp, opera mais de 3.500 voos em todo o mundo.

A American Airlines confirmou que são 1.300 voos atrasados ou suspensos até o momento. A agência Associated Press tinha adiantado que pelo menos 900 voos poderia ser suspensos ou cancelados.

No Brasil, as decolagens da empresa previstas para esta terça não sofreram cancelamento. O único voo da companhia que foi cancelado, até o momento, partiria de Nova York e chegaria ao Aeroporto Internacional de Guarulhos às 21h55, segundo dados da Infraero.

Leia também:

American Airlines prevê corte de 13.000 empregos

Embraer fecha acordo de US$ 4 bi com controladora da American Airlines

Continua após a publicidade

O sistema de reservas da empresa é hospedado pela empresa Sabre Holdings, especializada em softwares de reserva de passagens. Contudo, a American afirmou que a Sabre não está envolvida na pane.

A assessoria de imprensa da empresa enviou um comunicado para o site de VEJA reafirmando que não acontecerá nenhum atraso ou cancelamento para os voos que saem do Brasil:

“Os sistemas da American Airlines já foram totalmente restaurados, no entanto, alguns voos sofrerão atrasos e cancelamentos ao longo do dia. Os nove voos programados para hoje à noite, partir do Brasil, estão confirmados. Para os voos atrasados ou cancelados, existem diversas opções disponíveis para os nossos clientes:

“- Se o passageiro deve viajar hoje e já está no aeroporto, pode remarcar seu voo em outra companhia aérea, procurando um agente da American Airlines ou se dirigindo ao balcão da outra empresa com seu número de bilhete eletrônico.

“- Se o passageiro deve viajar hoje e ainda não está no aeroporto, pode remarcar seu bilhete por meio da central de reservas da American Airlines ou de outra companhia aérea, e será reembolsado integralmente caso haja diferença tarifária.

Continua após a publicidade

“- Se um passageiro escolher não viajar hoje, não haverá custo para alterações na reserva ou o reembolso total será fornecido.

“É importante notar que não existe nenhuma evidência de que essa paralisação técnica de hoje esteja relacionada com os trágicos acontecimentos em Boston. Vamos continuar a fornecer mais informações ao longo do dia à medida que progredirmos na resolução desta questão. Pedimos desculpas aos nossos clientes por este inconveniente.”

No meio da tarde desta terça-feira, os clientes encontravam o seguinte comunicado no site da American:

“O sistema de rede da American está passando por interrupções intermitentes. Por esse motivo, todos os voos estão suspensos até o final da tarde, quando forneceremos mais informações. Estamos trabalhando para solucionar esse problema o mais rápido possível e pedimos desculpas aos clientes pelo inconveniente. Se seus planos de viagem forem flexíveis, não haverá nenhuma cobrança caso você queira trocar sua reserva. Nós reembolsaremos o valor integralmente se seus planos não forem flexíveis. No entanto, não poderemos fazer nenhuma alteração nos planos de viagem atuais até que o problema seja solucionado. Forneceremos outra atualização assim que tivermos mais informações”.

Outras empresas também tiveram problemas com falhas nos sistemas. No ano passado, falhas em computadores da United Continental Holdings deixaram passageiros presos em aeroportos nos Estados Unidos. A falha no sistema da American Airlines ocorre em meio aos planos avançados da empresa para concluir a fusão com a rival US Airways e formar, assim, a maior empresa aérea do mundo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.