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JAC Motors fará caminhões na Bahia

Investimento previsto na plantão será acrescido de R$ 100 milhões para abrigar também uma linha de produção de caminhões, primeiramente o T140

Por Da Redação
9 jan 2013, 08h28

Um mês e meio após iniciar as obras da fábrica de Camaçari (BA), a JAC Motors Brasil já anuncia alteração de planos. O investimento até agora previsto de 900 milhões de reais será ampliado em 100 milhões de reais para abrigar também uma linha de produção de caminhões de pequeno porte. A capacidade produtiva, antes de 100 mil automóveis por ano, será acrescida em 10%.

O primeiro caminhão a ser feito na unidade baiana é o T140, da categoria dos chamados Veículo Urbano de Carga (VUC), com capacidade de carga de 1,5 a 3,5 toneladas. O modelo começou a ser importado da China no fim do ano passado e, a partir de 2014, quando a fábrica iniciar operações, passará a ser nacional.

�Estudamos, futuramente, produzir também caminhões com 6 a 8 toneladas de capacidade de carga�, informa o empresário brasileiro Sérgio Habib, presidente da JAC no Brasil. Segundo Habib, o mercado de VUCs – veículos de carga que podem rodar em centros metropolitanos com restrições para caminhões de maior porte – deve crescer nos próximos anos, diante da necessidade demonstrada por várias cidades de adotar a restrição.

Habib afirma que o investimento extra para a produção do T140, hoje vendido a 69.900 reais, não é elevado porque serão utilizadas as mesmas linhas de pintura e de montagem de cabine que farão os automóveis. �Só a linha de montagem final será separada�, explica.

A JAC fará na Bahia as versões hatch e sedã da próxima geração do J3, automóvel que terá preços a partir de 34 mil reais. �Vamos definir nos próximos meses se iniciamos as operações com os automóveis ou o caminhão, mas o prazo entre um e outro será curto.� Por enquanto, está mantida a previsão de criação de 3,5 mil empregos na fábrica da Bahia.

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Motor e transmissão serão feitos no Brasil pela Cummins e ZF, respectivamente. Ambas já são fornecedoras da JAC na China. O T140 disputa mercado com modelos como Hyundai HR, Kia Bongo e Iveco Daily.

De acordo com Habib, do total de 1 bilhão de reais a ser investido na fábrica, 300 milhões de reais virão dos dois sócios e o restante de financiamentos que estão sendo pleiteados com bancos de fomento, incluindo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

(com Estadão Conteúdo)

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