Inadimplência do consumidor sobe 11% em julho, aponta Serasa
Segundo economistas, deterioração do cenário econômico está prejudicando mercado de crédito do Brasil
A inadimplência de consumidores no Brasil subiu 11% em julho em comparação ao mesmo período do ano anterior, mostraram dados divulgados nesta terça-feira pela Serasa Experian. O indicador também avançou 4% em julho sobre junho, acumulando alta de 0,6% nos sete primeiros meses do ano na comparação anual.
Segundo economistas da Serasa Experian, as dificuldades apresentadas pelo cenário econômico hoje (juros altos, inflação próxima do teto da meta e enfraquecimento do mercado de trabalho) estão elevando, ainda que moderadamente, o nível de inadimplência no mercado de crédito brasileiro.
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Sobre o tipo de endividamento, os títulos protestados (promissórias que venceram e não foram pagos, aceitos, retirados ou sustados) foram os principais responsáveis pelo aumento no número de calotes, com alta de 21,2% em julho ante junho. Cheques sem fundos e dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadores de serviços) subiram 11,6% e 6,1%, respectivamente. A inadimplência junto aos bancos avançou 0,3% no período.
(Com agência Reuters)