IBGE: preço de alimentos derruba vendas em supermercados
Esta é a terceira taxa negativa consecutiva. As vendas já haviam caído 0,5% em março e 1,1% em fevereiro deste ano
A Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontou queda de 0,8% nas vendas de supermercados e hipermercados em abril ante março. Esta é a terceira taxa negativa consecutiva, uma vez que no terceiro mês as vendas nesses locais já haviam recuado 0,5% e, em fevereiro, caido 1,1%.
“Nos hipermercados e supermercados tivemos o problema de preços dos alimentos, que estão mais altos, até pela quebra de safra”, explicou Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.
Leia também:
Vendas no varejo brasileiro sobem 0,8% em abril
Na comparação com abril de 2011, o resultado da atividade foi melhor, com uma expansão de 3,6% em abril. Contudo, o crescimento no volume de vendas tinha sido consideravelmente maior em março (12,4%). A explicação está no efeito Páscoa, que antecipou as compras relacionadas à data para março deste ano, o que não tinha ocorrido no ano passado.
“A Páscoa nesse abril de 2012 caiu na primeira semana. No ano passado, foi na segunda quinzena de abril. Então, no ano passado, as compras se concentraram em abril, enquanto neste ano ocorreram metade em março e alguma coisa em abril”, explicou Aleciana Gusmão, técnica da pesquisa. Assim, as vendas de Páscoa em abril de 2011 também elevaram a base de comparação do quarto mês de 2012.
(Com Agência Estado)