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Governo deve autorizar pequenos aeroportos comerciais

Planalto deverá baixar decreto nos próximos dias autorizando serviço comercial em pequenos aeroportos, diz jornal

Por Da Redação
9 ago 2012, 12h02

Cumprindo as promessas recentes do ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, o Palácio do Planalto está próximo de liberar a operação comercial de pequenos aeroportos para a inciativa privada . O governo deve baixar nos próximos dias um decreto que autoriza a construção e a exploração comercial de aeroportos para pouso e decolagem de jatinhos, aviões de pequeno porte e helicópteros, segundo informou o jornal Valor Econômico.

O objetivo do governo é aliviar o gargalo da infraestrutura aeroviária (o déficit de aeroportos no país) com esses menores, especialmente durante os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos. O governo e a Casa Civil, que também aprovou a medida, quer evitar confusões como a vista da África do Sul, que teve aeroportos congestionados por conta do trânsito de aviões executivos particulares.

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Hoje há dezenas de aeroportos privados no país, porém, de uso pessoal, sendo que o dono não pode cobrar tarifas de pouco de decolagem de outras pessoas nem construir lojas em sua área. Segundo a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), o Brasil tem o segundo maior mercado de aviação executiva do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Em vista – Dois projetos de grupos privados já foram protocolados na Secretaria de Aviação Civil (SAC) este ano, segundo a reportagem. São eles o grupo imobiliário JHSF, dono do shopping Cidade Jardim, em São Paulo capital, e a dupla de empresários Fernando Botelho Filho e André Skaf.

No primeiro caso, o projeto, batizado de Novo Aeroporto Executivo de São Paulo, deve ser construído em São Roque, interior paulista. Já os emrpesários querem um perto do Rodoanel e daí advém o nome Aeródromo Rodoanel. Um terceiro projeto estaria em análise na SAC: o Helicidade, idealizado pelo economista Fábio Tinelli, tem como foco o pouso e decolagem apenas de helicópteros.

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Pacotão – A presidente Dilma Rousseff prepara com as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, um pacotão de infraestrutura que prevê novas concessões nos modais rodoviário, ferroviário, aéreo e portuário.

Na questão aeroviária, Dilma e sua equipe estudam modelos de concessão, tais como contratos de Parceria Público-Privada (PPP), adoção de Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC) e adoção de uma PPP em que a União seria o acionista majoritário. Além disso, o aumento do número de aeroportos regionais de 130 (atualmente) para 213 também aparece na pauta de discussões.

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