Gol amplia programa de fidelidade e cria Smiles Shopping
A Gol avalia se transformará o Smiles em uma empresa independente (spin-off) e se realizará sua abertura de capital (IPO) como ocorreu com a Multiplus
A Gol acaba de dar mais um passo para transformar o seu programa de fidelidade, o Smiles, num programa mais amplo, a exemplo da Multiplus, da TAM, que permite o acúmulo de pontos por meio de vários parceiros, assim como a troca desses pontos por outros produtos e não apenas passagens aéreas.
A empresa anunciou nesta quarta-feira a criação do Smiles Shopping, uma plataforma de internet que permite a compra de mais de 300 mil produtos e serviços por meio de milhas. O programa, apresentado na terça-feira no site da companhia aérea, conta com cerca de 30 empresas parceiras. Dessa forma, os consumidores que não conseguem acumular pontos suficientes para trocá-los por passagens áreas poderão usá-los para adquirir produtos como brinquedos, livros, DVDs, ingressos para shows, celulares e eletroeletrônicos, entre outros.
No final do ano passado, a Gol anunciou que estava analisando se transformaria o Smiles em uma empresa independente (spin-off) e se realizará sua abertura de capital (IPO) como ocorreu com a Multiplus. A companhia aérea disse que tomará essa decisão até o final do primeiro semestre de 2013, mas fontes próximas às discussões afirmam que a decisão já está tomada.
O Deutsche Bank foi contratado para assessorar a empresa no processo de transformar o Smiles em uma unidade independente, por enquanto dentro da estrutura da própria Gol.
Diante das dificuldades enfrentadas pela companhia aérea, que acumulou prejuízo de mais de 700 milhões de reais em 2011, o mercado vê no IPO do Smiles uma boa alternativa para a Gol captar recursos. Porém, é preciso facilitar o acúmulo e o resgate de pontos, papel que a Gol espera que seja desempenhado pelo Smiles Shopping. O Smiles possui hoje cerca de 8,8 milhões de participantes.
(Com Agência Estado)