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Com BR-040, governo faz último leilão de rodovias do ano

A Triunfo foi a primeira a entregar a proposta. Participarão também CCR, EcoRodovias, Invepar, Grupo Encalso, Fidens, Queiroz Galvão e grupo Bertin

Por Da Redação
27 dez 2013, 06h10

O governo realiza nesta sexta-feira o último leilão de rodovia do ano: oito empresas disputam a BR-040, que corta o Distrito Federal e os Estados de Goiás e Minas Gerais. O pleito está marcado para as 10 horas, na BM&F Bovespa, em São Paulo. O prazo de entregas de propostas se encerrou ao meio-dia de segunda-feira. O último lote de documentos chegou à sede da BM&FBovespa faltando apenas 4 minutos para o fim do prazo. Os executivos da Contern, controlada do Grupo Bertin, entraram correndo no prédio, com os pacotes embaixo dos braços. Eles vão participar sozinhos da disputa, em vez de integrar algum consórcio.

Além deles, Triunfo Participações e Investimentos (TPI) – a primeira a entregar a proposta -, Queiroz Galvão, CCR, EcoRodovias, Invepar, Fidens e Grupo Encalso enviaram representantes para a entrega dos documentos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Analistas de mercado já haviam comentado que este leilão seria disputado.

O vencedor será aquele que oferecer o maior deságio sobre o valor-teto da tarifa do pedágio estabelecida pelo governo, de 8,29763 reais por 100 quilômetros (0,09743 por km). A BR-040 possui 936,8 quilômetros de extensão desde o entroncamento com a BR-251/DF-001 no Distrito Federal até o início do trecho administrado pela concessionária Concer, que é controlada pela própria Triunfo.

O vencedor do leilão vai realizar obras de recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade da rodovia. O prazo de concessão é de 30 anos e os investimentos estão estimados em cerca de 8 bilhões de reais. A permissão para a concessionária cobrar tarifa só será dada após a conclusão de, ao menos, 10% das obras.

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O governo já tentou leiloar a BR-040 no fim de janeiro de 2013, mas foi postergado em meio a sinalizações da iniciativa privada de problemas do projeto. Desde então, intensas negociações entre representantes dos investidores e governo tornaram a concessão mais atrativa. Houve aumento da taxa interna de retorno (TIR), de 5,5% para 7,2%, e premissas de crescimento da economia brasileira do tráfego mais conservadoras.

Licitações – O leilão da BR-040, último do ano, mostrou-se o mais competitivo em relação ao número de participantes entre todos os realizados dentro do pacote de concessões rodoviárias do governo Dilma Rousseff. O leilão da BR-040 faz parte do Programa de Investimento em Logística (PIL) anunciado pela presidente Dilma Rousseff no ano passado. Este é a quinta licitação de rodovias este ano.

A mais recente foi a do trecho no MS da BR-163, leiloado na semana passada, cujo vencedor foi a CCR. Há duas semanas, a Triunfo Participações venceu a concorrência da rodovia que liga Brasília e Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, com trechos das BRs 060, 153, 262, com deságio de 52%. O trecho da BR-163 em Mato Grosso foi concedido em novembro, após uma oferta agressiva da Odebrecht Transport. Em setembro, o consórcio Planalto venceu o leilão do trecho da BR-050 entre Goiás e Minas Gerais. O governo até tentou leiloar o trecho da BR-262, que liga a BR-101 no município de Viana (ES) até a BR-381 em João Monlevade (MG), em setembro, mas não houve interessados. A ideia é que o edital do trecho seja refeito e ele seja novamente oferecido à iniciativa privada.

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Mapa das privatizações de rodovias, portos e aeroportos em 2013

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