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Anatel diz que plano de investimento da Claro é “esboço”

Documento entregue pela operadora mostra os projetos de investimento em infraestrutura e tecnologia para melhorar o atendimento aos clientes

Por Da Redação
19 jul 2012, 16h36

“Eu queria pedir desculpas aos nossos clientes. A Claro está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível”, disse o presidente da operadora, Carlos Zenteno, após reunião com a Anatel

O presidente da Claro, Carlos Zenteno, entregou nesta quinta-feira, após reunião com integrantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um plano de ação que detalha os investimentos que pretende fazer no país. Ele foi elaborado em uma tentativa para impedir a suspensão da venda de linhas de celular nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Sergipe – que, segundo decisão do órgão regulador, passa a valer na próxima segunda-feira (veja quadro com o detalhamento das punições). A sanção foi decidida nesta quarta pela Anatel em resolução que atingiu ainda as operadoras Oi e TIM.

O plano foi considerado, contudo, um mero “esboço” do que foi pedido. “Fizemos uma reunião com a Claro e ela nos apresentou um esboço de plano, contendo os investimentos da empresa já anunciados para este ano. Mas a Anatel também exigirá outros itens, como parâmetros mensais de aumento da capacidade e dados sobre o atendimento aos usuários”, disse superintendente de serviços privados da Anatel, Bruno Ramos, acrescentando que haverá nova rodada de negociações com a Claro na segunda-feira.

Zenteno pediu desculpas aos clientes da empresa ao sair da reunião. “Eu queria pedir desculpas aos nossos clientes. A Claro está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Estamos priorizando a entrega das informações exigidas pela Anatel para voltarmos à normalidade em menos de 30 dias”, afirmou.

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A Claro mostrou-se confiante após a reunião que teve com a agência na tarde desta quinta-feira. “Para todo o Brasil, o Plano de Ação da Claro privilegia investimentos em infraestrutura e tecnologia para acelerar o atendimento aos clientes, além de treinamento e competência nas centrais de atendimento para atender às solicitações na primeira chamada (resolução imediata)”, informou a empresa, em nota à imprensa.

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Em 2012, os investimentos da Claro em ações de melhoria somam 3,5 bilhões de reais. “São Paulo, Santa Catarina e Sergipe, afetados pela decisão da Anatel, já receberam investimento na implantação de nova plataforma de tecnologia e ampliação da capacidade de atendimento com novos canais virtuais, de teleatendimento e pessoais”, acrescentou.

Segundo a Claro, a “agilidade” na entrega do plano deve-se ao fato de a operadora investir em rede no Brasil e, consequentemente, já ter a execução desse plano em sua estratégia de negócio.

Oi e TIM – A Oi também irá se encontrar com o superintendente de serviços privados da agência, antes que a medida de suspensão de novas vendas de linhas de celulares entre em vigor na segunda-feira. Executivos da companhia marcaram encontro no órgão regulador para sexta-feira, às 11 horas.

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No momento, o superintendente está reunido com executivos da TIM. A operadora italiana foi punida pela Anatel em 19 Estados. Na quarta-feira, a operadora declarou em nota à imprensa que adotará todas as medidas necessárias para restabelecer a normalidade de suas atividades. A companhia reúne-SE com autoridades do órgão regulador na tarde desta quinta-feira.

Próximos passos – Todas as operadoras de telefonia celular do país terão de cumprir metas mensais de aumento na capacidade de suas redes e de atendimento aos consumidores nos call centers. A informação foi prestada nesta quinta-feira por Ramos. A partir de segunda, TIM, Claro e Oi terão a venda de novas linhas suspensas até que apresentem ao órgão regulador planos para cumprir essas obrigações. Além disso, Vivo, CTB e Sercomtel precisarão entregar um planejamento à Anatel.

Segundo Ramos, as operadoras solicitaram os encontros para saber exatamente o que a Anatel exige para que seja cancelada a suspensão da venda de novas linhas. “Cada empresa está hoje em um patamar e, por isso, as metas para cada uma serão diferenciadas. A Anatel irá acompanhar o cumprimento das metas mensalmente e poderá determinar nova suspensão, se os patamares não forem atingidos”, declarou.

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Avisos nas lojas – De acordo com o superintendente, as empresas punidas terão de colocar um aviso em todos os pontos-de-venda nos estados onde foram penalizadas. “Inclusive nos camelôs”, destacou.

Quanto às queixas de algumas companhias sobre a dificuldade de instalação de novas antenas, Ramos argumentou que a punição não se limita à má qualidade do serviço, mas também ao atendimento insatisfatório dos usuários nos call centers.

Operadoras punidas pela Anatel
Operadoras punidas pela Anatel (VEJA)

(com Agência Estado)

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