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Chevrolet Sonic Sedan 1.8 LS: econômico e confortável

Modelo pode chegar para ajudar a Chevrolet a reconquistar mercado

Por Fernando Valeika de Barros, de Detroit
12 jan 2012, 07h05

A partir do final do ano, o sedan Chevrolet Sonic começará a ser produzido na fábrica de Ramos Arzipe, no México. Ele poderá ser vendido por aqui a partir do final de 2013, porque a Chevrolet brasileira precisa de um carro como este para recuperar participação em um mercado que já dominou (nos tempos do Astra) e no qual o Corsa Sedan já deu o que tinha que dar. A seguir, as primeiras impressões deste modelo top de linha, avaliado em Detroit, cidade que recebe o primeiro grande salão do automóvel do ano.

Estilo

Concebido para ser um carro global, o desenho do Sonic foi feito em Bupyeong, nos arredores de Seul, na Coreia do Sul e adequado aos padrões americanos para conquistar consumidores nos Estados Unidos, onde a Chevrolet precisa recuperar mercado e entrar no segmento de consumidores mais jovens. Por isso, os faróis dianteiros dispensam as lentes de policarbonato, para dar um toque mais moderno. “Nos Estados Unidos, este carro é o típico carro de um jovem ou segundo veículo da família”, disse Grace Lieblein, presidente da Chevrolet no Brasil. Se desembarcar mesmo por aqui, o Sonic tem atributos para oferecer aos brasileiros um produto global, mais atual do que os defasados Corsa sedan.

Tamanho

Com 4,39 metros de comprimento, tem 2,52 metros de distância entre eixos, um dos maiores da categoria. O Fiesta, por exemplo, tem 2,49 metros. Apesar de ajustes manuais, o banco da frente é confortável. Atrás, dois adultos se acomodam, sem aperto para pernas e cabeças. Cabe até um quinto passageiro, com um pouco de boa vontade de todos. Com 466 litros, a capacidade do porta-malas. O painel de instrumentos, derivado do coreano Daewoo Matiz (conhecido como Chevrolet Spark, nso EUA), lembra o de uma motocicleta, com velocímetro, indicador do nível de combustível, hodômetro e computador de bordo digitais de um lado, conta-giros analógico do outro. A versão sai de fábrica com Bluetooth, rádio AM/FM, CD player e MP3, ar-condicionado , freios com ABS e controle de estabilidade.

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Desempenho

O motor de quatro cilindros com 138 cavalos na versão avaliada tinha câmbio automático de seis marchas, bom para encarar o trânsito, sem ser lerdo ou dar trancos. O consumo médio de 14,7 km/litro é uma das armas para fisgar clientes americanos.

Concorrência

No Brasil, briga diretamente com New Fiesta Sedan, Honda City, Nissan Versa e Volkswagen Polo.

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