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‘Brasileiro continuará comprando o iPhone em Miami’, diz FT

Para jornal britânico, disputa pelo uso do nome é pouco importante e Apple não vai perder o sono por causa da Gradiente

Por Da Redação
10 fev 2013, 21h23

Depois de criticar o jeitinho brasileiro na economia e ressaltar a falta de clareza sobre as reais intenções do governo em relação ao câmbio, o jornal britânico Financial Times voltou a ironizar o Brasil. O motivo, agora, é a decisão que concede à Gradiente o direito de utilização da marca iPhone no país.

Assim como, para os brasileiros, foi Alberto Santos-Dumont o inventor do avião, o jornal afirma que o país defende que a Gradiente é a verdadeira criadora do “iPhone”. No primeiro caso, a autoria do primeiro voo é dos irmãos americanos Wright, Orville e Wilbur; no segundo, a empresa de Steve Jobs.

Nessa terça-feira, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) concedeu ao fabricante nacional de eletrônicos o direito exclusivo de utilização da marca em seus celulares. Com isso, a Apple tem duas opções, caso queira continuar com a venda de seus aparelhos no Brasil: fechar um acordo milionário ou encarar um processo que pode durar cerca de dez anos.

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Para o FT, no entanto, a decisão não deverá preocupar a gigante americana, já que o Inpi não obriga a Apple a parar de vender iPhones no Brasil. Isso aconteceria só se a Gradiente abrir um processo contra a companhia e ganhar a causa. Além disso, o jornal britânico diz que os executivos da Apple não devem perder o sono por conta do processo: o iPhone custa mais de 1.000 reais no Brasil e muitos brasileiros vão continuar comprando, de qualquer forma, o telefone em Miami.

Tudo dependerá, porém, de quanto a Apple está disposta a desembolsar para ter o direito sobre a marca. Vale lembrar que a companhia passou por uma situação parecida na China com o iPad. E a empresa pagou 60 milhões de dólares para ter o direito de vender o tablet naquele país.

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