Aplicativos de táxi investem em parcerias para atrair estrangeiros durante a Copa
Além de campanhas publicitárias ao redor do mundo, startups fecharam acordos com bares e empresas no Brasil
Diante das muitas deficiências de mobilidade no Brasil e recentes greves no transporte público, os táxis aparecem como opções mais simples e seguras para os turistas estrangeiros – ainda que custem mais. Para captar essa massa de clientes que chega ao país em busca de futebol, festas e passeios, as startups de serviços de taxi têm atuado de forma ostensiva para mostrar aos estrangeiros os benefícios da corrida sem os transtornos em metrôs e ônibus. Parcerias com bares, hotéis e propaganda no exterior são algumas das formas que as empresas encontraram para mostrar aos europeus, tão acostumados ao transporte coletivo de qualidade, que é possível se locomover no Brasil com certa eficiência, apesar do trânsito intenso das grandes capitais – desde que paguem por isso.
O número de turistas europeus e norte-americanos que chegam ao Brasil aumentou mais de 60% durante o período da Copa do Mundo na comparação com junho de 2013. Para atrair esse novo público, as empresas de aplicativos de táxis adaptaram seus serviços para outras línguas e passaram até mesmo a oferecer cursos de inglês e espanhol on-line para taxistas, como é o caso da 99Taxis.
A startup também fechou acordos com a Paypal e a Accor para a divulgação de seus serviços em guias turísticos para estrangeiros. A Easy Taxi, por sua vez, já funcionava em quinze idiomas diferentes antes da Copa. Com o objetivo de atrair os turistas nos 29 países em que já atua, a empresa produziu um vídeo, no qual taxistas brasileiros convidam passageiros ao redor do mundo para assistir aos jogos de perto.
Leia também:
Preço de passagem aérea cai, apesar da Copa
IBGE: Vendas de TVs ainda não mostram impacto da Copa
3G equivale a um terço das reclamações contra as operadoras de celular
Já o aplicativo Taximov está traduzido para o inglês e o espanhol e possui uma equipe de atendentes bilíngues tanto no call center quanto no chat. A Taximov lançou campanhas de divulgação em nove países, sem contar o Brasil, por meio de anúncios na internet. No país, a startup aposta na distribuição de brindes e cartões com Qr code em pontos turísticos estratégicos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com relação à capital paulista, o grupo estabeleceu parcerias com seis bares da Vila Madalena, em que canetas e cartões com Qr code são entregues aos clientes.
A Taximov está disponível no Android – Play Store e, apenas em português, na Apple Store. O aplicativo Easy Taxi pode ser encontrado em todas as lojas de aplicativos nos países em que a empresa atua, enquanto o aplicativo 99Taxis está no Android – Play Store, na Apple Stores e no Windows Phone Store.
Leia ainda:
Taxistas europeus protestam contra aplicativo de carona
Easy Taxi: de startup a multinacional presente em 30 países
Aceita cartão? – Contar com um bom número de taxistas que aceitam cartão de crédito ou débito é outra forma de atrair ainda mais corridas durante a Copa do Mundo. Nas duas maiores cidades-sede da competição, São Paulo e Rio de Janeiro, a Taximov tem mais 3 mil taxistas cadastrados, dos quais aproximadamente 60% aceitam cartão de crédito ou débito. Também considerando ambas as capitais, a 99Taxis possui 31.500 mil motoristas, sendo que cerca de 30% aceitam cartão. No caso da Easy Taxi, a adesão é de 39% em São Paulo e de 25% no Rio de Janeiro. As empresas não informaram o porcentual para as demais cidades-sede.