AB InBev adquire marca chinesa e se torna 3ª maior cervejaria da China
Com a compra, o grupo dono da brasileira Ambev reforça sua posição de terceira cervejaria no mercado chinês, o que representa uma fatia de mercado de 13%
O grupo Anheuser-Busch InBev, maior fabricante de cervejas do mundo, confirmou a compra da cervejaria chinesa Siping Ginsber, dona da marca Ginsber. A informação foi adiantada pela imprensa chinesa e pelo jornal belga L’Echo e confirmada pela porta-voz do grupo, Karen Couck. A AB InBev é controladora da Ambev, maior fabricante de bebidas do Brasil.
A compra foi feita de maneira tão discreta que os detalhes, incluindo as cifras financeiras do negócio, não foram divulgados. Contudo, segundo a imprensa chinesa, o montante da operação chega a 450 milhões de euros. O acordo teria sido concluído em fevereiro, afirmou o L’Echo. Ginsber é a oitava maior cervejaria da China e tem capacidade de produção de 80 milhões de litros.
Leia também:
Ambev não reajustará preço de cervejas até o fim da Copa
Em busca de receita, governo aumenta imposto sobre bebidas
Com a compra, o grupo AB InBev reforça sua posição de terceira cervejaria no mercado chinês, o que representa uma fatia de mercado de 13%. A líder, CR Snow, uma joint venture entre a China Ressources Enterprises e SABMiller, detém 23% do setor, seguida pela Tsingtao (17%).
A China é um dos quatro mercados principais para a AB InBev, junto com Estados Unidos, Brasil e México. Em 2013, o volume de cerveja distribuída pela AB InBev na China avançou 8,9% em relação a 2012.
(Com agência France-Presse)