Robô da Nasa pousará em cratera gigante de Marte

Objetivo da missão, que chega ao planeta em 2012, é sondar áreas para futuras missões tripuladas e estudar a evolução do corpo celeste

Atualizado em 6 Maio 2016, 17h05 - Publicado em 25 jul 2011, 15h45

A Nasa, agência espacial americana, anunciou que o robô-veículo Curiosity, que será levado a Marte pela missão Mars Science Laboratory, vai pousar no planeta vermelho na cratera Gale. O local é uma grande depressão com uma montanha maciça ao centro localizada na região equatorial do corpo celeste. A nave da missão será lançada entre novembro e dezembro e deverá chegar a Marte em agosto de 2012.

Concepção artística do Curiosity, veículo da Nasa que irá explorar a superfície da cratera Gale, em Marte, a partir de agosto de 2012 ()

Durante dois anos, o robô vai explorar a região e extrair amostras do solo nos vales e fendas da cratera. A intenção é localizar sinais de vida orgânica, aprender sobre a evolução de Marte e sondar áreas habitáveis, para futuras missões tripuladas.

Além disso, a tecnologia utilizada durante a missão testará o conhecimento humano para lançar uma grande quantidade de massa para outro planeta. O Curiosity é 300 quilos mais pesado do que os veículos que já estão em Marte: Spirit e Opportunity.

Viagem no tempo – Quando o Curiosity tocar o solo marciano em agosto de 2012, as câmeras vão capturar uma cena semelhante ao que os primeiros exploradores do Grand Canyon, nos Estados Unidos, viram: gigantescas camadas de rocha e sedimento elevando-se sobre um vale empoeirado. Gale é uma cratera gigantesca com 154 quilômetros de diâmetro na região equatorial de Marte. Ela se formou entre 3,5 bilhões e 3,8 bilhões de anos atrás.

No centro da cratera, há uma montanha com cinco quilômetros de altura composta por centenas de camadas de diversos materiais. Essas camadas são vistas como um tesouro geológico: preservam um registro temporal de Marte em forma de níveis, como se fosse possível visitar o passado do planeta vermelho à medida que se desce na coluna de sedimentos.

Gale é uma cratera com 154 quilômetros de diâmetro e uma montanha de cinco quilômetros de altura ao centro ()

Os cientistas acreditam que a imensa cratera já foi preenchida por água no passado, devido à formação dos materiais na base da montanha, como argila e rochas ricas em sulfato. Esses minerais precisam de muita água para se formarem. O robô terráqueo conseguirá explorar as primeiras camadas de sedimento da montanha, permitindo aos cientistas descobrir como o clima foi se modificando em Marte.