Presidente de Uganda manipulou relatório científico para justificar lei contra homossexuais

Yoweri Museveni teria assinado a lei depois um parecer científico dizer que a homossexualidade é causada por um desvio de comportamento. Autores do documento negam a afirmação, informa o site ScienceInsider

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h13 - Publicado em 25 fev 2014, 19h16

O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, alegou ter a ciência a seu lado ao assinar, na última segunda-feira, a lei que estabelece pena de até catorze anos de prisão para gays e prevê prisão perpétua para reincidentes acusados de “homossexualidade agravada”. Museveni disse embasar-se nas descobertas de um certo comitê científico criado pelo Ministério da Saúde do país. “A conclusão unânime foi de que a homossexualidade, ao contrário do que eu inicialmente pensava, tem causas comportamentais, não genéticas”, escreveu Museveni a Barack Obama na última semana, em resposta ao pedido do presidente americano para que não assinasse a lei. “Ela (a homossexualidade) pode ser aprendida e desaprendida.”

Agora, cientistas do comitê afirmaram ao site ScienceInsider que Museveni e seu partido deturparam suas conclusões. “Eles citaram nosso relatório de maneira errada”, disse o psicólogo Paul Bangirana, da Universidade de Makerere, na capital Kampala. “O relatório não diz que a homossexualidade não é genética, nem que ela pode ser desaprendida.” Dois outros membros do comitê, informa o site, pediram renúncia do cargo.