Novas espécies de coruja são descobertas nas Filipinas

Cientistas responsáveis pela descoberta já conheciam as aves há anos, mas só perceberam que eram novas espécies após estudarem seus cantos

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h28 - Publicado em 17 ago 2012, 18h35

Duas novas espécies de corujas foram descobertas nas Filipinas. Segundo o artigo que anunciou o achado, os cientistas responsáveis pela pesquisa já conheciam as aves há anos, mas só perceberam que eram novas espécies depois de estudar seus cantos.

A novidade foi divulgada na nova edição da Forktail, periódico acadêmico especializado no estudo de aves asiáticas, publicado anualmente pelo Oriental Bird Club, do Reino Unido.

“Há mais de 15 anos, nós percebemos duas novas subespécies de corujas-gaviões nas Filipinas”, disse a professora Pam Rasmussen, que participou da pesquisa e é ligada à Michigan State University, nos EUA. “Mas foi só no ano passado que conseguimos obter gravações suficientes para confirmar que elas não eram apenas subespécies, mas duas novas espécies de corujas.”

Caminguín – A primeira coruja foi batizada de coruja-gavião de Caminguín, referência ao lugar onde ela foi encontrada, a pequena ilha de Caminguín, que fica próxima à região norte de Mindanao, a segunda maior ilha das Filipinas. Segundo o estudo, apesar da nova espécie ter sido encontrada próxima de outras corujas de Mindanao, ela tem características físicas e vocais bem diferentes. A nova espécie também é considerada única por seus olhos azuis acinzentados.

Cebu – A segunda ave ganhou o nome de coruja-gavião de Cebu – foi encontrada na ilha de mesmo nome. Os pesquisadores pensavam que essa coruja tivesse sido extinta nos últimos anos, quando a maior parte das florestas que cobriam o local foi destruída. Segundo o estudo, embora a existência dessa ave já tivesse sido confirmada há anos, os pesquisadores não consideravam que ela era de uma espécie diferente.

“As corujas não aprendem seus cantos. Eles estão programados geneticamente em seus DNAs e são usados para atrair outras corujas ou na defesa do território. Então, se o canto é bem diferente, elas devem ser novas espécies”, disse Rasmussen.

Gravações das duas novas espécies de coruja e das de outras ilhas estão disponíveis gratuitamente para consulta no site https://avocet.zoology.msu.edu/.

ilha de Camiguín

A ilha de Camiguín, onde uma das novas espécies de coruja-gavião foi descoberta, fica ao norte de Mindanao, a segunda maior ilha das Filipinas.