Fenômeno genético pode abrir caminho para cura da aids

Estudo descreve dois casos de pacientes em que o vírus ficou inativo após uma alteração em seu gene, que levou à integração às células humanas

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h08 - Publicado em 4 nov 2014, 20h40

Cientistas franceses descreveram um fenômeno natural através do qual eles acreditam que dois homens foram curados da infecção pelo vírus HIV. A pesquisa foi publicada nesta terça-feira no periódico Clinical Microbiology and Infection e pode abrir caminho para uma nova estratégia de combate à aids.

Os dois pacientes, que jamais se submeteram a tratamentos, estavam infectados com o HIV sem terem apresentado sintomas ou uma quantidade detectável de vírus no sangue. Segundo os autores do estudo, o vírus ficou inativo devido a uma alteração em um gene do HIV, que se integrou às células humanas.

Eles acreditam que esse processo foi causado pela ação de uma enzima, que pode no futuro ser estimulada com medicamentos para produzir a mesma resposta em mais pacientes. “Esta observação é muito interessante e pode representar um caminho para a cura”, explicou Didier Raoult, professor da Faculdade de Medicina de Marselha, na França, e coautor do estudo.

Um dos pacientes foi identificado como soropositivo há 30 anos, e o outro em 2011. Nenhum deles apresentava outros fatores de resistência ao HIV conhecidos, como mutações na proteína CCR5, que permite ao HIV infectar as células.