Europeu que vivia há 7 000 anos tinha pele escura e olhos azuis

Estudo detalha as análises feitas com o genoma de La Braña 1, um indivíduo caçador-coletor encontrado na Espanha

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h14 - Publicado em 27 jan 2014, 18h08

Pele escura, olhos azuis e cabelos castanhos. Os europeus que viviam na Espanha há 7 000 anos eram provavelmente assim. Um estudo publicado no último domingo na revista Nature fez um retrato dos caçadores-coletores que viviam ali no Mesolítico (período entre 5 000 e 10 000 anos), antes da chegada da agricultura à região.

A pesquisa, dirigida pelo espanhol Carles Lalueza-Fox, do Instituto de Biologia do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) de Barcelona, na Espanha, detalha as análises feitas com o primeiro genoma recuperado de La Braña 1, um caçador-coletor encontrado em 2006 na gruta de La Braña-Arintero, região de León, no noroeste do país.

Seu esqueleto estava tão bem conservado que, por meio de uma amostra do terceiro molar, foi possível sequenciar todo o genoma. O resultado da análise trouxe aos pesquisadores diversas surpresas, como a que demonstra que os caçadores-coletores possuíam pigmentação escura da pele e dos cabelos, da mesma forma que seus ancestrais africanos, mas tinham também olhos azuis, um traço atribuído a populações europeias. “Esse fenótipo raro não existe nas populações europeias contemporâneas. Os olhos azuis são anteriores à pigmentação clara dos europeus, algo surpreendente”, afirmou Lalueza-Fox.

Europeus caçadores-coletores ()

Simulação da aparência de La Braña 1 que, provavelmente, era resistente a infecções por bactérias e intolerante à lactose

O estudo sugere que a pele clara, característica dos europeus de hoje e que se acreditava ser de um período anterior ao Mesolítico, ainda não era onipresente. Ela provavelmente surgiu mais tarde, associada a mudanças alimentares e à diminuição da ingestão de vitamina D pelos homens já acostumados à agricultura. As conclusões do estudo também mostram que La Braña 1 tem os genes distantes da população europeia atual – eles são, entretanto, próximos à dos europeus do Norte atuais, como suecos e finlandeses.