Cientistas criam mapa 3D do cérebro em alta resolução

O "Big Brain" é o mais detalhado mapa do cérebro humano já desenvolvido e contém 100.000 vezes mais dados do que uma ressonância magnética

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h19 - Publicado em 21 jun 2013, 14h12

Cientistas do Canadá e da Alemanha criaram o mais detalhado mapa do cérebro humano já desenvolvido. O modelo em 3D, que levou dez anos para ficar pronto, foi feito com base em imagens do cérebro de uma mulher que faleceu aos 65 anos. O Big Brain (Grande Cérebro), como foi denominado o projeto, tem como objetivo facilitar o estudo de doenças cerebrais, como Alzheimer e Parkinson, e poderá ser utilizado por pesquisadores do mundo todo.

Título original: BigBrain: An Ultrahigh-Resolution 3D Human Brain Model

Onde foi divulgada: periódico Science

Quem fez: Katrin Amunts, Claude Lepage, Louis Borgeat, Hartmut Mohlberg, Timo Dickscheid, Marc-Étienne Rousseau, Sebastian Bludau, Pierre-Louis Bazin, Lindsay B. Lewis, Ana-Maria Oros-Peusquens, Nadim J. Shah, Thomas Lippert, Karl Zilles e Alan C. Evans

Instituições: Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf, na Alemanha, Universidade McGill em Montreal, Canadá e outras

Dados de amostragem: Cérebro de uma mulher que faleceu aos 65 anos de idade

Resultado: Os pesquisadores criaram o mapa tridimensional do cérebro humano mais detalhado já feito.

O projeto foi iniciado em 2003 por pesquisadores da Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf , na Alemanha, e da Universidade McGill em Montreal, Canadá. O Big Brain mostra os neurônios individuais e as conexões que existem entre eles e, segundo seus criadores, é 50 vezes mais detalhado do que as tentativas anteriores de mapeamento cerebral e contém 100.000 vezes mais dados do que uma ressonância magnética tradicional. O artigo que descreve o projeto foi publicado nesta sexta-feira, na revista Science.

Scanner cerebral – Para o desenvolvimento do projeto, foi escolhido o cérebro de uma doadora que não apresentava sinais de doença degenerativa ou outros danos ao órgão. O cérebro foi preservado em formol durante vários meses e depois foi meticulosamente seccionado em 7.400 fatias da espessura de um fio de cabelo (cerca de 20 micrômetros), para que nenhum detalhe fosse perdido. Todos os cortes foram digitalizados com um scanner de alta resolução e o cérebro foi reconstituído.

O resultado é um modelo anatômico das estruturas do cérebro, no qual os cientistas podem inserir informações adicionais sobre variados aspectos. Os criadores do projeto planejam colocá-lo à disposição do público através do portal CBRAIN, mediante cadastro gratuito, a fim de facilitar o trabalho de pesquisadores de todo o mundo.

“Nós elevamos o nível de percepção a uma magnitude além do que era possível na virada do século XX”, afirmou Alan Evans, professor do Instituto Neurológico de Montreal, na Universidade McGill, e um dos autores do estudo. “Este conjunto de dados vai revolucionar nossa habilidade para compreender a organização interna cerebral”, acrescentou.

Katrin Amunts, pesquisador da Universidade de Düsseldorf e coautor do projeto, afirma que pretende criar outros mapas no estilo do Big Brain, com o cérebro de um homem e de uma pessoa mais jovem, a fim de capturar possíveis diferenças relacionadas com o sexo e o desenvolvimento etário.

EUA – Em paralelo, cientistas dos EUA trabalham em outro mapa do cérebro humano, pensado para ajudar na cura de doenças como o Alzheimer e a epilepsia, em uma iniciativa anunciada em abril pelo presidente Barack Obama, que conta com um investimento inicial de US$ 100 milhões.