Ausência de metano em Marte reduz chances de vida no planeta

Análises feitas pela sonda Curiosity indicam que a concentração do gás no planeta é muito baixa, ao contrário do que mostravam estudos anteriores

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h17 - Publicado em 20 set 2013, 13h02

Novos dados divulgados pela Nasa nesta quinta-feira trazem más notícias para a tão esperada busca por vida em Marte. Após diversas análises em solo marciano, a sonda Curiosity não identificou a presença de gás metano na atmosfera do planeta. A presença do gás é considerada um sinal de atividade biológica – ou seja, da presença de organismos vivos.

O robô Curiosity realizou testes em busca de metano de outubro de 2012 até junho deste ano, e não detectou nada. Considerando a sensibilidade do instrumento de medição, os pesquisadores estimam que a quantidade do gás na atmosfera não ultrapasse 1,3 parte por bilhão – o que corresponde a cerca de um sexto do que havia sido estimado anteriormente, a partir de observações feitas da Terra e de satélites na órbita de Marte.