Asteroide de 20m passou ‘muito perto’ da Terra, diz Nasa

Passagem do corpo celeste foi monitorada e não representou risco ao planeta

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h10 - Publicado em 8 set 2014, 02h05

Um pequeno asteroide com cerca de 20 metros de diâmetro passou “muito perto” da Terra neste domingo, sem, no entanto, representar risco para o planeta, informou a Nasa. A passagem do corpo celeste batizado como 2014 RC foi monitorada pela agência espacial americana e havia sido anunciada na última quinta-feira.

Asteroides causam explosões em escala nuclear na atmosfera terrestre

Um ano depois, meteorito que atingiu a Rússia é fonte de conhecimento

“Não é preciso se preocupar, ele está a 40 mil quilômetros”, escreveu a Nasa em sua conta no Twitter durante a passagem do asteroide pelas proximidades da Terra. Segundo os cálculos da agência, o momento em que o 2014 RC esteve mais perto do planeta aconteceu às 15h18 deste domingo, quando o corpo celeste passou na direção da Nova Zelândia.

O asteroide foi descoberto em 31 de agosto por pesquisadores do projeto Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona, e, paralelamente, pelo telescópio Pan-STARRS 1, no Havaí, em 1.º de setembro. No momento de maior aproximação, o 2014 RC ficou a 40.000 quilômetros da Terra, equivalente a um décimo da distância entre a Lua e o centro do planeta.

Observação – Devido ao tamanho relativamente pequeno do corpo celeste, os cientistas haviam advertido que ele não poderia ser visto a olho nu, mas ressaltaram que astrônomos amadores poderiam conseguir observar a passagem do 2014 RC com telescópios. Como o asteroide tem uma órbita em torno do Sol, os pesquisadores acreditam que, no futuro, ele poderá voltar a passar perto da Terra.

(Com agência EFE)