Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O homem-bomba do BBB

Com seu jeito irascível e broncas pesadas nos ‘brothers’, Boninho mantém o programa quente e garante sua longevidade na Globo

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 jan 2011, 15h34

Se o Big Brother Brasil continua dando lucros à Globo (quase 30 pontos de audiência, em média, na última edição e faturamento estimado em mais de 100 milhões de reais em 2011), ele é o responsável. Ou culpado. Diretor do programa desde o início, em 2002, José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, sabe mantê-lo aquecido. Gritos contra os participantes nos bastidores, ataques a jornalistas no Twitter, deboches e suspense quanto às atrações arquitetadas para testar os participantes fazem parte do arsenal mobilizado pelo diretor antes e durante o programa.

“O Big Brother Brasil seria uma Fazenda sem o Boninho”, diz a ex-BBB 10 Fernanda Cardoso, em referência ao ritmo modorrento do programa da concorrente. “É ele quem deixa o show quente com broncas pesadas nos participantes, desestabilizando-os emocionalmente. Teve uma prova que eu venci e ele demorou a dar o resultado. Aquilo me deixou ansiosa e insegura. Ele consegue induzir a gente ao stress e à carência.”

Stress e carência que, por sua vez, provocam os barracos e as associações afetivas que muito agradam ao público e puxam a audiência para cima. É tudo estratégia. Como numa tática de terror, o diretor jamais aparece pessoalmente para despejar suas críticas sobre os moradores da casa do BBB. É apenas a sua voz que os brothers ouvem, diz Fernanda – quase sempre em alto volume.

As críticas dirigidas aos participantes dizem respeito ao descumprimento de regras – novas ou alteradas no meio do jogo -, mas jamais comunicadas. Como uma toalha que, deixada sobre o box de vidro, cobriu a visão de uma das câmeras do banheiro e despertou a ira do filho de Boni.

“Ele entra em contato de repente, sem avisar, e em geral é para reclamar”, conta a também ex-BBB 10 Tessália Serigheli. “Boninho é realmente pouco sutil nas reclamações, mas acho que isso faz parte do que ele pretende, que é deixar todo mundo a ponto de explodir. Se a pessoa que é a sua ligação com o mundo exterior é rude, você fica ainda mais inseguro e nervoso no confinamento.”

Ovos podres – Em 2007, ficou famoso o episódio em que João Brizola, neto do ex-governador fluminense Leonel Brizola, colocou na internet um vídeo em que Boninho, sua ex-mulher Narcisa Tamborindeguy e outros endinheirados do Rio contam que têm o costume de atirar objetos pela janela de seus luxuosos apartamentos.

Continua após a publicidade

“Taquei muito ovo pela janela, muito ovo estragado”, diz Boninho no vídeo, em que dá uma receita para produzir uma bomba antipedestres. “Bota éter dentro do ovo e espera uns três dias.”

Em entrevista a VEJA Rio, o diretor desmentiu a declaração, alegando que tudo não passava de uma brincadeira que, por vacilo do neto de Brizola, foi parar na internet e se espalhou. Narcisa ainda mantém a versão. “Era brincadeirinha”, diz a socialite, que descreve o ex-marido, com quem não sabe dizer quantos anos ficou casada – “Acho que foram cinco” – como um homem inteligente. “Ele tem QI (quociente de inteligência) acima da média.” E exigente. “Boninho é rígido e cabeça quente, ele não tem paciência com a humanidade.” Em 2002, a autora dos livros Ai, que Loucura e Ai, que Absurdo já acionou a Justiça para que Boninho pagasse a pensão da filha Mariana, mas diz que os conflitos com o ex são águas do passado.

Ainda que os ovos podres tenham sido desmentidos, permanece a aura de bad boy – ou bad playboy – do diretor. Especialmente, por sua atuação no Twitter, feita de posts debochados e de críticas a jornalistas – muitos nominalmente citados – que escrevem sobre o reality show.

“A lista que vazou na internet está certa, estão lá alguns aspirantes para o BBB 11. Mas não são os escolhidos. É furo! Rsrsrsrsr”, ironizou Boninho na semana passada, quando uma suposta relação dos participantes da nova edição do Big Brother apareceu na web.

Continua após a publicidade

Os tuítes debochados, alguns dos quais chegam a ser deletados ou desautorizados pela Globo, não apenas ajudam a sustentar na internet a fama de irascível, mas fazem de sua conta no microblog uma grande promotora do programa. E ele tem plena consciência disso. “Até quando meus coleguinhas da imprensa vão achar que aqui eu falo algo sério?”, escreveu em outra ocasião no site.

Desde o ano passado, aliás, o BBB incorporou o Twitter a seu formato, com a criação de um microblog para cada participante do programa. A medida fez da internet uma aliada ainda maior na caça à audiência. Enquanto a fórmula der certo, Boninho vai seguir como o Chacrinha do Big Brother, tuitando e movimentando o circo. Ele mesmo já avisou, repetindo o velho guerreiro em menos de 140 caracteres: “Eu vim para confundir.”

Leia também:

Leia também: Globo manda Boninho para o paredão

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.