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Lançado há 50 anos, primeiro disco dos Beatles ajudou a salvar o rock

'Please Please Me', primeiro álbum do quarteto de Liverpool, virou cinquentão na última sexta-feira. E, embora ingênuo, foi de suma importância para a música

Por Carol Nogueira e Meire Kusumoto
24 mar 2013, 11h44

Nesta sexta-feira, o álbum Please Please Me, estreia dos Beatles em disco, completou 50 anos. Longe de ser a obra-prima do grupo inglês, algo que só seria atingido quatro anos depois, com Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, o trabalho foi importante na época, pois deu gás ao rock and roll, estilo que até então se acreditava ser apenas uma modinha, como tantas outras surgidas nos anos 40 e 50. E, claro, deu origem àquela que, ainda hoje, é tida como uma das grandes bandas de todos os tempos.

Não foi fácil convencer uma gravadora a apostar no som do quarteto, formado no fim da década de 50 em Liverpool por John Lennon. Na época, acreditava-se que o mercado estava saturado de estrelas do rock, como Elvis Presley. Mas não era o pensamento do empresário do grupo, Brian Epstein, que os convenceu a contratá-lo após ver um show da banda no hoje famoso Cavern Club, na cidade-natal dos garotos. Empenhado em fazê-los bem-sucedidos, Epstein conseguiu um contrato com a gravadora Parlophone – antes, o grupo chegou a ser rejeitado pela Decca, que alegou que o rock “estava com os dias contados”.

Até chegarem ao lançamento de Please Please Me, a banda gastou tanto suor em shows que a gravação do disco foi o mais fácil. Afinal, traz o mesmo repertório que eles tocavam há meses em shows em Liverpool e em Hamburgo, na Alemanha, onde fizeram residência de dois anos. Repertório este que trazia canções bobinhas tocadas por várias bandas na época, como Twist and Shout, composta por Phil Medley e Bert Russell. Além das covers que a banda fazia em shows, o disco traz oito composições Lennon/Mccartney, parceria que é hoje a mais famosa da história da música pop.

https://youtube.com/watch?v=6vZLVJwXP-U

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Estouro – O produtor contratado pela gravadora, George Martin, sabia que isso seria suficiente para gerar interesse nos garotos, e o primeiro álbum do grupo foi completado em 9 horas e 45 minutos, em três sessões, em um único dia. Além de ter pressa em lançar o disco e lucrar com a banda, a gravadora também temia o alto preço cobrado pelo estúdio – mais tarde, Martin disse em entrevistas que as três sessões custaram o que hoje equivale a 10.000 libras (cerca de 30.000 reais).

O sucesso não foi instantâneo. O primeiro single, Love Me Do, lançado pela banda em outubro de 1962, não foi para o topo das paradas britânicas, mas o segundo single, Please Please Me, que saiu em janeiro de 1963, foi um estouro, assim como o terceiro, From Me To You, que veio três meses depois. She Loves You, o quarto single, lançado em agosto, foi o mais emblemático, pois sinalizou que a banda estava vivendo algo inédito ao atingir a marca de vendas mais rápidas do que qualquer outra gravação feita no Reino Unido – algo que seria confirmado alguns meses depois, quando a polícia começaria a usar jatos de água para dispersar as fãs completamente histéricas do grupo, tão enlouquecidas que pareciam maníacas, daí, Beatlemania.

Era apenas o começo de uma história de sucessos que ficariam em primeiro lugar nas listas por semanas consecutivas – algo que ocorre até hoje com a banda, basta lembrar do sucesso que fez o disco Beatles #1, lançado em 2000, que ficou nas listas de mais vendidos de praticamente todos os países do mundo na época. Quando Please Please Me chegou ao topo das paradas, ficou lá por 30 semanas, e sabe qual disco o tirou da posição? With the Beatles, segundo álbum do grupo, lançado em novembro de 1963.

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Os besouros – Em 1956, então com 15 anos, Lennon, que havia aprendido a arranhar o banjo com a mãe, Julia, juntou alguns amigos da escola em que estudava na época, a Quarry Bank High School, para formar a banda The Quarrymen. Mas o nome não durou muito e o grupo logo começou a explorar alternativas. Em inglês, “beetle” (assim mesmo, com dois “e”) é besouro, referência que os garotos escolheram para homenagear a banda de Buddy Holly, um dos pioneiros do rock and roll, The Crickets (grilos). Foram de The Beatals (um trocadilho com a palavra “beat”, batida em inglês) para The Silver Beetles, depois The Silver Beatles até que enfim ficaram só com The Beatles.

Nos anos seguintes, Paul McCartney e George Harrison entrariam para a trupe após assistirem a shows da banda. Outro rapaz, Stuart Sutcliffe, a quem Lennon havia conhecido na faculdade de arte da cidade, tornou-se baixista do grupo (função mais tarde ocupada por McCartney, na época guitarrista). Sutcliffe morreu poucos anos depois, mas é considerado até hoje o “quinto Beatle”, de tanta influência que teve na história do grupo – ele sugeriu o nome e o corte de cabelo dos garotos e há quem acredite que Sutcliffe e Lennon tiveram um relacionamento amoroso.

Já Ringo Starr, que na época da formação dos Beatles tocava na banda Rory Storm and the Hurricanes, entrou para o grupo após o produtor George Martin reclamar do então baterista que tocava com Lennon e McCartney, Pete Best. Apesar disso, Starr também não agradou muito a Martin, que preferiu contratar um baterista experiente, Andy White, para a gravação de Love Me Do – o primeiro single da banda.

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