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Passageiros da TAM voltam a enfrentar problemas nesta 2ª

Companhia responde pela maioria dos voos cancelados e atrasados no país

Por Adriana Caitano
29 nov 2010, 09h55

Após um domingo de confusão nos aeroportos provocado pelos atrasos e cancelamentos de voos da companhia aérea TAM, a segunda-feira começa com novos problemas para os passageiros da empresa. Da meia-noite até as 13 horas, 89 voos da companhia tinham atrasos superiores a meia hora. O número corresponde a 21,5% do total de voos atrasados em todo o país. Já as partidas canceladas chegavam a 53, ou seja, 12,8% do total de cancelamentos registrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Por meio de nota oficial, a TAM atribuiu os problemas às chuvas que atingiram o Sudeste na noite de quinta-feira, “o que prejudicou a malha aérea e a escala da tripulação”. Nos principais aeroportos do país, passageiros irritaram-se com atrasos e cancelamentos e muitos tiveram que voltar para casa. “Todas as companhias sofreram atrasos pelo efeito meteorológico. Nossa malha, no entanto, é mais complexa, pois temos um número e complexidade de voos internacionais muito maiores do que os de qualquer concorrente, sendo que as malhas internacional e doméstica são muito interligadas. A TAM tem também maiores números de voos domésticos no fim de semana”, justificou a assessoria da empresa ao site de VEJA.

No comunicado divulgado nesta segunda, a companhia pede desculpas aos passageiros e informa que “a operação está voltando ao normal ao longo do dia”. “A TAM vem empenhando seus melhores esforços para normalizar a situação o mais breve possível, colocando inclusive aviões maiores – que fazem as rotas internacionais – para voar para destinos nacionais”, informa a nota. “A companhia oferece ainda a opção de transporte terrestre aos passageiros, nos casos em que essa alternativa é viável. Aos passageiros em trânsito, a companhia oferece alimentação e, se necessário, hospedagem”, completa o comunicado.

De acordo com funcionários do setor, a TAM é uma das empresas com mais problemas nas escalas e na excessiva carga horária de tripulantes. Apesar de a companhia não confirmar, fontes ouvidas pelo site de VEJA afirmam que ela se aproxima de um caos que poderá afetar os voos no período das festas de fim de ano. Há uma semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou medidas para evitar novos problemas nos aeroportos em dezembro, quando aumenta o fluxo de passageiros. Uma das ações foi a proibição do overbooking e a exigência de que as empresas aumentassem as contratações.

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Paralisação – Ainda que estejam estudando a possibilidade de fazeruma greve ainda este ano, os funcionários não foram os responsáveis pelos voos atrasados, segundo o Sindicato do Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), representante de aeroviários (que atuam nos aeroportos, como os atendentes, e os que organizam as bagagens) e aeronautas (que trabalham nos voos, como comissários de bordos, pilotos e co-pilotos), organiza assembleias para esta semana em que a categoria vai decidir sobre a proposta de reajuste salarial apresentada pelas empresas na semana passada.

Na última terça-feira, os funcionários fizeram manifestações em aeroportos de todo o país. Eles reivindicam reajuste de 15% no salário, melhores condições de trabalho e adaptação das jornadas. Na quarta, os sindicatos se reuniram com as companhias, que ofereceram ajuste proporcional à inflação e mudança da data-base (prazo para a reposição das perdas salariais da categoria nos últimos doze meses) de 1º de dezembro deste ano para 1º de abril de 2011. A proposta será analisada nas assembleias.

Com reportagem de Ana Clara Costa

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