Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Padrinhos dominam campanha na TV em São Paulo

Candidatos em São Paulo, Serra, Haddad e Chalita apostam na relação com Alckmin, Dilma, Lula e Temer na estreia da propaganda eleitoral na TV

Por Da Redação
22 ago 2012, 14h45

Os principais candidatos à prefeitura de São Paulo recorreram nesta quarta-feira à popularidade de seus padrinhos políticos no programa de estreia do horário eleitoral gratuito na televisão. José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) apostaram na relação com o governador Geraldo Alckmin, com a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para alavancar suas candidaturas e ultrapassar o líder nas pesquisas de intenção de votos, Celso Russomanno (PRB).

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira, Russomanno está na liderança, com 31% das intenções de votos. Com apenas 2min11s na televisão, o ex-deputado usou o primeiro programa para agradecer ao eleitor, “do fundo do coração, pelo carinho que tem me dado”. “A sua demonstração de carinho tem me colocado em boa posição nas pesquisas eleitorais”, disse. O PRB usou imagens de Russomanno caminhando em feiras da cidade.

Leia também:

PT usa tempo de TV de vereadores para campanha à prefeitura

No rádio, PT tenta ‘colar’ candidatos a Lula e Dilma

Continua após a publicidade

Empatado tecnicamente com Russomanno na liderança – a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos -, com 27% das intenções de votos, o tucano José Serra apostou na dobradinha com o governador Geraldo Alckmin para governar a cidade. “Vamos trabalhar juntos de novo. Ele no governo, eu na prefeitura. É isso que a nossa cidade precisa”, disse Serra. Grande parte dos 7min39s foi usada para destacar os feitos do tucano quando prefeito pela capital paulista. “Essa é a São Paulo de Serra”, disse o locutor. Para responder à ideia de renovação de Haddad, o programa tucano foi apresentado por dois jovens. “Para ser um bom prefeito não tem que ser novo. Tem que ter ideias inovadoras”, disseram.

Em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, com apenas 8% das intenções de votos, Haddad estreou na televisão falando de sua ligação com São Paulo, para contrapor os adversários que o apontam como um candidato que não conhece a cidade. Dirigido pelo marqueteiro João Santana, o mesmo que comandou há dois anos a campanha de Dilma Rousseff à presidência da República, o programa do PT apostou no dinamismo, mostrando Haddad em diversos pontos da cidade: da Avenida Paulista ao extremo leste, como Cidade Tiradentes.

O petista explorou sua relação com Dilma e com Lula ao afirmar que “com os governos Lula e Dilma, o paulistano viu sua vida mudar da porta de casa para dentro, mas da porta da rua para fora, onde a prefeitura atua, foi diferente”, disse. O ex-presidente apareceu no final do programa, nos jardins do Museu do Ipiranga, pedindo votos para o afilhado.

O deputado Gabriel Chalita, que segue patinando em 6% das intenções de votos, afirmou ser amigo da presidente Dilma Rousseff e do governador Geraldo Alckmin. “Chalita é o único que pode trabalhar com os governos estadual e federal, com Alckmin e Dilma”, disse o locutor. O PMDB também apostou na presença do vice-presidente Michel Temer, padrinho da candidatura de Chalita, no programa de estreia. Chalita também criticou a polarização PSDB-PT nas disputas pela cidade de São Paulo. “Enquanto um partido tenta ganhar do outro, quem perde é você”, disse.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.